Revista Pós-Venda
MercadoRui Gonçalves é o novo presidente da ARAN

Rui Gonçalves é o novo presidente da ARAN

por

A ARAN – Associação Nacional do Ramo Automóvel reorganizou as equipas de direção e executiva, após o falecimento de António Teixeira Lopes, assumindo Rui Gonçalves o cargo de Presidente da Direcção.

O novo Presidente da Direção da ARAN é Rui Gonçalves, administrador do grupo Gocial. Nelly Valkanova, antes diretora de marketing e comunicação, assume agora as funções de Secretária-Geral da ARAN, cargo para o qual já tinha sido nomeada. Gualter Mota Santos, administrador do grupo Filinto Mota mantém-se como Presidente da Assembleia-Geral da ARAN.

Apesar do momento ser, obviamente, de dor, a ARAN segue o seu trabalho, dado que esse foi sempre o desejo de António Teixeira Lopes, prosseguir o caminho da defesa dos interesses das empresas suas associadas.

A luta pela defesa dos interesses do setor automóvel e dos empresários que todos os dias se deparam com desafios foi, é e sempre será o desígnio da ARAN.

Rui Gonçalves é a terceira geração de uma família umbilicalmente ligada ao setor automóvel. O avô do novo presidente da ARAN fundou a J. J. Gonçalves, empresa que viria a resultar no grupo Gocial, um dos mais antigos e importantes grupos de distribuição automóvel em Portugal. A sua origem remonta a 1919, ano em que a empresa que estaria na génese do grupo abriu o primeiro concessionário Austin na Europa Continental.

Com 37 anos, Rui Gonçalves está na gestão do histórico grupo sediado no Porto, desde 2003, e na direção da ARAN desde 2011. É administrador da Gocial SGPS, cargo que acumula com a direção-geral das empresas Vap e Sporvap do mesmo grupo.

Os 14 anos de experiência no terreno têm como base a preparação académica. O novo Presidente da ARAN tem uma licenciatura em Gestão e uma pós-graduação em Distribuição Automóvel, ambas pela Universidade Católica Portuguesa. Do currículo académico de Rui Gonçalves consta ainda a formação em Gestão na Université Catholique de Louvain, da Bélgica.

“O Dr. Teixeira Lopes era um homem de uma personalidade muito forte e vincada, como saberá bem com quem ele privou. Teve um papel fundamental em tornar a ARAN no que é hoje e tudo faremos para continuar o seu legado”, afirma o novo presidente da ARAN.

Quanto a Nelly Valkanova começou o seu percurso profissional, na Bulgária, como docente e diretora de relações externas da Universidade de Sofia, tendo chegado a Portugal no virar de século também na carreira académica. Não demorou muito, porém, a abraçar um desafio no histórico grupo Fernando Simão, como responsável de marketing.

Aí ficou de 2001 a 2006, ano em que assumiu funções de diretora de marketing e comunicação da ARAN. Mantém responsabilidades nessa área e alarga as suas funções dentro da associação.

“Dr. António Teixeira Lopes era um conhecedor profundo do setor automóvel. Do tempo das multinacionais Renault e Mitsubishi Motors de Portugal até Presidente da ARAN, brilhou sempre com o seu profissionalismo e dedicação ao setor. Trabalhar durante muitos anos ao lado dele foi uma grande escola para mim. Iremos dar continuidade ao trabalho de excelência desenvolvido até agora, em honra do seu legado.”

Quanto a Gualter Mota Santos mantém-se como Presidente da Assembleia-Geral da ARAN. O administrador-executivo da Filinto Mota, empresa onde está desde 1975, vem também de uma família com histórico na gestão do setor automóvel ou não tivesse o grupo sido fundado, em 1934, pelo seu avô, Filinto Mota. O Presidente da Assembleia-Geral da ARAN é licenciado em Engenharia pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e tem ainda um MBA em Engenharia Comercial e de Gestão.

Gualter Mota Santos tem uma histórica ligação à ARAN, dado que o seu pai, Manuel Teixeira dos Santos, foi Presidente da Assembleia-Geral da associação ao longo de muitos anos.

“O Dr. Teixeira Lopes sempre lutou por uma ARAN participativa a nível nacional e que defendesse os interesses dos seus associados. Em sua memória, tudo faremos para manter este objetivo”, garante Gualter Mota Santos.

 

Nº de visitas: 64 ~ Visto Hoje: 1

Tags:

Deixe uma resposta

Contactos

Rua do Sol, 8-A, Vila Fria, 2740-166 Porto Salvo

+351 21 806 89 49

geral@posvenda.pt

siga-nos

Voltar para Topo
Shares