Ver todas

Back

RuiSilauto implementa solução OfficeGest para incrementar a economia circular

14 Setembro, 2020
1412 Visualizações

O centro de abate automóvel e peças usadas RuiSilauto, de Bidoeira de Cima, instalou o OfficeGest – Sistema de Desmantelamento Automóvel e Peças Usadas, desenvolvido pela Guisoft. Desta forma a empresa pretende contribuir para um aumento da reutilização de componentes automóvel e minorar impacto ambiental.

De acordo com a organização “Global Footprint Network” os recursos do planeta para o ano de 2020 esgotaram-se a 22 de Agosto, ou seja, o dia em que a humanidade atinge o limite do uso sustentável de recursos naturais disponíveis para esse ano, habitualmente designado por Overshoot Day (Dia de Sobrecarga da Terra).

Considerando que é papel de todos contribuir para uma utilização mais eficiente dos recursos, a RuiSilauto implementou uma solução tecnológica que permite a transformação digital de um sector que, tradicionalmente, está muito longe das novas tecnologias.

Como refere o Director Geral, Rui Santos, “sentimos a necessidade de ter uma solução que, rapidamente permita identificar e catalogar as peças automóveis incluindo, referência de fábrica, foto única ou viaturas compatíveis e disponibilizar automaticamente nas várias plataformas de compra e venda de peças usadas incluindo redes sociais e website próprio.”

Este segmento é conhecido por algumas dificuldades no processo de encontrar a peça automóvel que se necessita, desistindo muitas vezes o cliente de optar por uma peça original, com garantia, e seguir o caminho pais fácil que é comprar uma peça nova não original e que representa um ineficiência dos recursos do planeta.

Em Portugal, cerca de 40% das componentes de viaturas automóveis em fim de vida terminam em aterros sanitários ou incineradoras, não sendo reutilizadas.

Rui Santos refere ainda que “com esta plataforma tecnológica conseguimos que os nossos clientes tenham acesso a informação de stock com apenas um clic e podem receber pelo correio em casa ou na oficina e isto é uma grande melhoria para todos”.

Ao contrário de outras empresas que se candidatam a fundos europeus para processos de digitalização este investimento foi 100% com fundos próprios e prevê um aumento de volume de negócios global de 25% em 2021.

A plataforma implementada é o OfficeGest – Sistema de Desmantelamento Automóvel e Peças Usadas e foi desenvolvido no Distrito de Leira pela empresa Guisoft, sendo já líder de mercado neste setor em Portugal.

PALAVRAS-CHAVE