Ver todas

Back

Rumo à rentabilidade e sustentabilidade

26 Janeiro, 2024
1371 Visualizações

A Axalta, detentora das marcas Spies Hecker, Standox e Cromax para a repintura automóvel, dinamizou o Axalta Innovation Day. O objetivo foi dar a conhecer tudo o que a empresa está a fazer rumo à rentabilidade e à sustentabilidade das operações oficinais, mas também com novidades ao nível da formação.

Para a Axalta existem três grandes tendências ao nível da repintura automóvel. Uma é a consolidação das operações, com o desafio da padronização para aumentar a rentabilidade das operações. Outra tendência é a sustentabilidade, com o desafio de reduzir a pegada de carbono, e por último a escassez de mão-de-obra.

Perante estas megatendências, a Axalta tem vindo a investir em diversas áreas, que envolvem os produtos, os processos, os serviços e os equipamentos.

Nos produtos um dos grandes destaque vai para o “Fast Cure Low Energy”, uma tecnologia de produto de baixo consumo e de secagem rápida, com todas as vantagens que isso traz na rapidez, na rentabilidade da operação e na redução da pegada ambiental.

Na área dos serviços a Axalta lançou o Drivus, uma marca de serviços da empresa, que permite impulsionar a produtividade, o rendimento e os lucros das oficinas. Através de um portal (o Drivus), a oficina terá acesso a diferentes serviços (consultoria, formação, gestão, etc).

Outra área é a dos processos. A Axalta lançou o Irus, que agora chega formalmente a Portugal, que mais não é do que um sistema de digital de cores, que simplifica o processo de preparação de tinta, que molda também o processo oficinal para se tornar mais rentável, mais rápido e com menos erros.

Uma das componentes do Irus é o Irus Mix. No fundo trata-se de uma misturadora de tintas totalmente automatizada, que não exige intervenção humanos (mãos livres), sendo um exclusivo da Axalta e que coloca qualquer oficina na vanguarda da repintura. Precisão de cor, mistura de alta velocidade para maior produtividade na oficina, elimina os estrangulamentos da oficina e mais amiga com o meio ambiente, são alguns dos benefícios da Irus Mix.

Neste evento, onde estiveram presentes distribuidores e representantes das marcas Spies Hecker, Standox e Cromax, mas também oficinas, foi ainda apresentada a Axalta Refinish Academy. De modo a continuar a ser uma empresa que dá um grande foco na formação presencial, a Axalta vai apostar muito na formação online, não só com um calendário de eventos ao vivo (muito focados num assunto específico), mas também na área de eLearning, que permite que a formação esteja sempre disponível, com diferentes níveis de interação do profissional e com um extenso calendário de formações.

PALAVRAS-CHAVE