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Sabe o que é a condução autónoma nas oficinas?

26 Fevereiro, 2019
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Utilizando um tablet para aceder até plataforma elevatória, a Porsche testa a condução autónoma nas oficinas da própria marca. O projeto de teste é parte de uma colaboração no contexto da plataforma de inovação da Startup Autobahn, estando a sua finalização planeada para meados de 2019.

Este projeto envolve trabalho da Porsche com a start-up “Kopernikus Automotive” para instalar um espaço para testes, em Ludwigsburg. A jovem empresa de Berlim especializa-se na tecnolo­ gia para automóveis autónomos e o objetivo do projeto conjunto é permitir aos veículos deslo­ carem-se entre o seu lugar de estacionamento e a plataforma elevatória, e fazer o percurso in­ verso, de forma totalmente autónoma. Pretende-se que os mecânicos sejam capazes de mano­ brar os automóveis desportivos para a posição correta na oficina, rapidamente e automatica­ mente, utilizando um tablet.

“A condução autónoma vai revolucionar o nosso tráfego rodoviário em apenas alguns anos. No entanto, já podemos utilizar as possibilidades tecnológicas disponíveis nos dias de hoje para tornar os processos de trabalho ainda mais eficientes e efetivos”, comenta Alexander Haas, Project Manager para a Condução Autónoma nas Oficinas da Porsche. O projeto será implementado dentro de 100 dias por especialistas nos campos da automatização e condução assistida, assim como tecnologia de pós-venda, juntamente com a Kopernikus Automotive.

Antes dos veículos serem conduzidos na oficina de forma totalmente autónoma, o primeiro pas­so é criar um local para testes, incluindo uma representação visual do ambiente na oficina, a qual é utilizada para testar uma rede neural artificial, que conduz durante mais de um milhão de quilómetros virtuais de teste e aprende independentemente da base dos dados reais da estru­tura. Finalmente, o caso é testado sob condições reais. “A nossa equipa irá experienciar a utili­zação da condução autónoma na oficina em operações de teste e querem aprender a partir dos comentários da equipa”, comenta Thomas Eckert, Responsável da Influência do Produto no Pós-Venda.

A intenção é que a tecnologia de IA consiga, mais tarde, não apenas manobrar a orientação do veículo, mas também identificar e localizar objetos de forma independente e planear caminhos. Serão implementadas medidas extensas para garantir a segurança na implementação prática na etapa de testes, incluindo um limitador de velocidade para sete quilómetros por hora e a utiliza­ ção adicional de um condutor humano.

A Porsche é parceira da plataforma de inovação da Startup Autobahn desde 2017, com o obje­ tivo de trazer a Estugarda as ideias de start-ups inovadoras de todo o mundo. Várias empresas juntaram forças, incluindo a Porsche, a Daimler, a Universidade de Estugarda, a Arena 2036, a Hewlett Packard Enterprise, a DXC Technology, a ZF Friedrichshafen e a BASF, entre outras. Sob a alçada da Startup Autobahn, colaboram com as start-ups em projetos-piloto específicos a decorrer durante um período de 100 dias. A Porsche implementou cerca de 50 projetos como parte da Startup Autobahn ao longo dos últimos dois anos e cerca de um terço dos resultados foram incorporados nos processos de desenvolvimento.

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