Ver todas

Back

Sabia que existe um filtro para reter o pó dos travões?

6 Outubro, 2017

A Mann+Hummel desenvolveu um filtro de partículas de pó dos travões que reduz substancialmente as partículas que são geradas durante a travagem.

A travagem no trânsito urbano gera significativamente mais pó do que as emissões de gases de escape. Cada ação de travagem gera pó dos travões pela fricção nos discos e nas pastilhas dos travões, o qual é constituído principalmente de partículas e, devido ao pequeno tamanho destas, é prejudicial para a saúde e o meio ambiente.

O pó dos travões contribui de forma considerável para a poluição provocada por partículas no trânsito rodoviário. Mais de 90 % do pó dos travões consta de partículas ultrafinas que têm um efeito negativo na saúde humana.

Um estudo da Organização Mundial da Saúde concluiu que 92 % dos seres humanos vive em zonas onde a poluição do ar está acima do nível permitido.

Por isso, a Mann+Hummel projetou um filtro de partículas de pó dos travões que reduz substancialmente as partículas que são geradas durante a travagem. Após os satisfatórios testes efetuados no banco de ensaios, a Mann+Hummel está a testar agora o filtro de partículas de pó dos travões na frota “comedor de pó fino” em ensaios próximos das condições de condução reais.

O filtro de partículas de pó dos travões recentemente desenvolvido da Mann+Hummel reduz consideravelmente a emissão de partículas e, em consequência, há menos partículas de pó dos travões que podem penetrar no ar ambiente no trânsito. O filtro pode ser adaptado ao espaço de instalação existente na zona do disco dos travões. Está apto para a sua utilização com todo o tipo de motores, desde veículos elétricos a híbridos e de gasolina e diesel convencionais.

A sua robusta carcaça que se ajusta perfeitamente à pinça do travão permite que o filtro evite a emissão de pó fino para o ar ambiente diretamente na origem, nomeadamente no trânsito rodoviário urbano, que se caracteriza por processos de travagem frequentes. O meio filtrante que filtra de forma eficiente os diversos tamanhos de partículas está fabricado com um material resistente à temperatura e à corrosão. A retenção do pó fino diretamente no lugar em que é gerado evita que se sujem as jantes de liga leve e, em grande medida, a tediosa eliminação do pó dos travões fixo (algo que valorizam muitos condutores).

O filtro de partículas de pó dos travões da Mann+Hummel com o seu robusto design pode ser implementado no espaço da instalação existente e transformar-se também num colorido elemento que dá estilo. Além da sua utilização em automóveis, o filtro de partículas de pó dos travões também pode ser utilizado em veículos comerciais e aplicações ferroviárias. Nessas aplicações ocorre uma grande quantidade de pó fino prejudicial devido ao elevado peso destas e à longa distância de travagem e à travagem frequente do material rolante em espaços semifechados, como as estações de caminho-de-ferro.

PALAVRAS-CHAVE