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Scania desenvolve platooning de camiões totalmente autónomos

26 Janeiro, 2017
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A Scania vai conceber as primeiras operações mundiais de platooning de camiões totalmente autónomos, com base na sua própria tecnologia avançada.

A grupagem irá percorrer ruas com tráfego elevado, transportando contentores entre terminais portuários em Singapura. O objetivo consiste em organizar comboios de quatro camiões – com os três camiões seguintes atrás do camião da frente, em condução autónoma, assim como em automatizar totalmente o processo de carga e descarga precisa dos camiões.

“Os veículos autónomos e o platooning são pilares de futuros sistemas de transportes sustentáveis,” afirma Claes Erixon, Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Scania.

“Esta é uma excelente oportunidade para demonstrar a nossa liderança e tecnologia nesta nova e excitante área. Somos pioneiros neste campo, que tem o potencial nãos ó de salvar vidas no trânsito, mas também de diminuir de forma significativa o impacto ambiental dos transportes.”

O projeto plurianual é organizado pelo Ministério dos Transportes e pelas Autoridades Portuárias de Singapura (PSA Corporation). A Toyota também participa neste projeto. O Governo de Singapura está na linha da frente da nova tecnologia de veículos autónomos. Singapura tem testado automóveis, táxis, veículos utilitários e autocarros autónomos e está atualmente a realizar ensaios do conceito platooning em camiões.

O platooning com camiões demonstraram já o seu potencial para se conseguirem poupanças significativas de combustível, assim como para contribuírem para uma maior segurança rodoviária.

“Os camiões, tal como hoje os conhecemos, são uma indústria que implica um trabalho intensivo. Debatemo-nos com uma escassez de condutores. Por conseguinte, a tecnologia platooning dá-nos a oportunidade de aumentar a produtividade, tanto no setor portuário como na indústria dos camiões. Irá igualmente abrir a possibilidade de os motoristas assumirem papéis mais qualificados como operadores e gestores de frotas”, refere Pang Kin Keong, Secretário Permanente dos Transportes e Presidente do Comité dos Transportes Rodoviários Autónomos em Singapura (CARTS).

Com a população de veículos em Singapura a aproximar-se de um milhão, a iniciativa visa dar resposta à crescente procura de viagens e aos constrangimentos do país; 12 por cento de todo o território de Singapura é utilizado em infraestruturas rodoviárias e de transportes rodoviários. Além disso, o país debate-se com uma escassez de motoristas.

Singapura foi assim estabelecida como um “laboratório vivo” de novos conceitos de veículos que irão aumentar a produtividade e a segurança rodoviária, otimizar a capacidade rodoviária e permitir novos conceitos de mobilidade.

“A Scania está muito avançada no sector da tecnologia autónoma e no platooning. Singapura tem lançado diversas iniciativas de veículos autónomos e, juntos, vamos agora demonstrar de que forma poderemos aumentar a produtividade no Porto de Singapura,” afirma Mark Cameron, Diretor Nacional da Scania Singapura.

Os ensaios de platooning com camiões irão decorrer em duas fases. A primeira centrar-se-á na conceção, ensaio e aperfeiçoamento da tecnologia de platooning de camiões para adaptação às condições locais. Os ensaios irão ser conduzidos pela Scania e pela Toyota, nos seus próprios centros de investigação, respetivamente na Suécia e no Japão, com vista a alavancar o seu atual trabalho de desenvolvimento. A segunda fase incluirá ensaios locais e o desenvolvimento de tecnologia em Singapura.

A Scania foi recentemente nomeada parceiro principal no projeto de investigação europeu Companion, no valor de 5,4 milhões de euros, para a implementação de platooning de camiões. A Scania está atualmente a trabalhar para melhorar a comunicação sem fios entre veículos pesados, o que irá permitir que as distâncias entre veículos sejam reduzidas com segurança, diminuindo o arrasto e baixando o consumo de combustível. Foi com esse objetivo que a Scania se juntou à Ericsson, empresa líder mundial na tecnologia de comunicações, que irá contribuir com a sua experiência na tecnologia 5G, bem como com o seu software e serviços, para permitir novas formas de mobilidade.

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