O fornecedor de componentes para veículos comerciais SAF-Holland submeteu os seus componentes mecânicos e digitais para camiões e reboques a um rigoroso teste de frio.
No campo de provas COLMIS, no norte da Suécia, foram avaliadas novas soluções e melhorias, incluindo o eixo eléctrico SAF TRAKr, o sistema de acoplamento automatizado HOLLAND (SHAC), o sistema automático de insuflação de pneus SAF TIRE PILOT I.Q., o sistema electrónico de travagem para reboques HALDEX EB+ 4.0, entre outros componentes essenciais para a segurança.
Neve, gelo, sujidade, humidade, superfícies escorregadias e temperaturas muito baixas: os veículos comerciais enfrentam frequentemente diversas condições ambientais no dia a dia. Mesmo sob condições extremas, os condutores e operadores de frotas devem poder confiar na segurança e operacionalidade dos seus veículos. Para testar a eficiência dos componentes em condições reais, a SAF-HOLLAND expôs um camião a situações adversas. “As condições meteorológicas exigentes podem ter um impacto significativo na robustez e funcionalidade dos produtos, bem como na interação entre componentes mecânicos, electrónicos e sensores,” explica Sebastian Quick, Vice-Presidente de Investigação e Desenvolvimento da SAF-HOLLAND. “Os sistemas desenvolvidos em ambiente controlado de fábrica podem comportar-se de forma diferente nos testes práticos devido às forças de propulsão, movimentos de rolamento, cargas pesadas e outros factores. No inverno, o funcionamento adequado dos eixos e travões é essencial para evitar falhas e acidentes.”
Sebastian Quick expressou a sua satisfação com os resultados obtidos: “Somos uma empresa internacional. Os nossos módulos e sistemas relacionados com chassis são utilizados em todo o mundo, sob condições muito diferentes. A segurança e a prevenção de acidentes são as nossas prioridades no desenvolvimento de produtos. Os resultados deste teste de frio influenciarão directamente a evolução e melhoria contínua dos nossos produtos.” O executivo também destacou a cooperação dentro do grupo de empresas: “Em projectos como este, beneficiamos dos efeitos de sinergia dentro do grupo, impulsionando a investigação conjunta e resultando em produtos altamente coordenados.”
O teste focou-se particularmente no desempenho de novos e melhorados sistemas de segurança da SAF-HOLLAND, incluindo:
- SAF TRAKr: Eixo eléctrico que converte a energia cinética do veículo em energia eléctrica, permitindo a alimentação de sistemas auxiliares como aquecimento, refrigeração ou plataformas elevatórias;
- SAF TIRE PILOT I.Q.: Assistente digital de pressão dos pneus, que monitoriza a pressão dos pneus do reboque e reabastece automaticamente o ar em caso de perda excessiva de pressão, notificando o condutor na cabina;
- HOLLAND Automated Coupling SHAC: Sistema de acoplamento automatizado baseado num processo totalmente automático e sensorizado, que permite a união do camião e do reboque sem intervenção manual. A quinta roda abre e fecha automaticamente, as linhas de fornecimento são conectadas de forma independente e o suporte do reboque é levantado e baixado automaticamente. Este sistema melhora a segurança e reduz os riscos de ferimentos e danos nos reboques;
- HALDEX EB+ 4.0: Sistema electrónico de travagem para reboques, modular e configurável individualmente. Suporta diferentes famílias de produtos, como EBS, ABS com controlo de capotamento e ABS convencional para reboques;
- HALDEX ILAS-E: Válvulas de elevação de eixos que permitem o controlo eléctrico do levantamento e abaixamento de um ou mais eixos em sistemas de suspensão pneumática;
- HALDEX Safe Parking Trailer Emergency Module (TEM): Sistema que activa automaticamente o travão de estacionamento, proporcionando maior segurança durante o engate e desengate de reboques, prevenindo movimentos descontrolados e minimizando danos e acidentes.
Para mais informações, visite www.safholland.com