Ver todas

Back

Santander Consumer Portugal lança novo portal de financiamento “tu-do”

O Banco Santander Consumer Portugal acaba de lançar o “tu-do”, um novo Portal de Financiamento 100% digital, rápido e seguro. Esta plataforma faz parte do projeto NextFuture do Banco, que foi distinguido nos Prémios Inovação OutSystems 2019, na categoria de “Transformação Digital nos Serviços Financeiros”.

O “tu-do” é a nova plataforma de financiamento do Banco Santander Consumer Portugal, um portal 100% digital, rápido e seguro, desenvolvido pela entidade para os seus parceiros (concessionários de automóveis novos e usados). Com esta nova plataforma, é agora possível realizar um financiamento, sem recurso a papel, em poucos minutos (um processo que até agora poderia demorar horas ou mesmo dias), trazendo mais negócios aos parceiros e uma maior satisfação aos clientes.

De acordo com Miguel Ribeiro, Chief Sales Officer do Banco Santander Consumer Portugal, esta solução “é uma necessidade, uma realidade do mercado”. Explica que foi lançado com o nome “tu-do”, porque pretende ser “um portal em tudo fácil, digital, rápido e seguro, não só para parceiros como para clientes finais. É uma ferramenta que está perfeitamente adaptada à nova realidade processual, pois está ligada a vários organismos públicos, sendo possível preencher e validar a informação no momento”.

Os dados do cliente podem ser automaticamente preenchidos através da Chave Móvel Digital ou da Leitura do Cartão de Cidadão, toda a documentação legal é-lhe enviada no imediato por email e os consentimento e assinatura do contrato podem ser concretizados digitalmente, através de um token enviado por sms. O processo de venda, pelos concessionários automóvel, torna-se assim mais simples e mais rápido e os clientes poderão ter o seu financiamento aprovado em poucos minutos. Esta é uma solução que se caracteriza também pela segurança, frisa Miguel Ribeiro: “Damos muita importância ao tema da segurança e essa foi a pedra basilar neste desenvolvimento. Conseguimos criar uma jornada que protege o cliente final, do ponto de vista de dados, e os parceiros, ao nível das questões legais.” E, conclui, “a pandemia obrigou uma rápida adaptação e à procura de novas soluções. Este portal ajudou os nossos parceiros a encontrar novas formas de vender as suas viaturas”.

André Figueiredo, Administrador do Grupo Automóveis do Mondego, concessionário das marcas PSA e um dos parceiros-piloto na utilização do Portal “tu-do”, refere que “tudo mudou”. Na prática, “aquilo que era um processo muito burocrático deixou de existir; hoje temos equipas mais ágeis e o próprio cliente sente muito mais segurança com a transmissão dos dados via digital”. “Em 20 minutos conseguimos agilizar a venda de um automóvel, algo que antes era impensável. O Santander Consumer dá um passo gigantesco no negócio automóvel com esta ferramenta”, remata André Figueiredo.

Já Filipe Forra, Responsável da Global Thrust, concessionário especializado na venda de semi-novos e novos e outro dos parceiro-piloto desta plataforma do Banco Santander Consumer Portugal, refere que o cliente procura uma resposta cada vez mais rápida no momento de aquisição de uma viatura e que o Portal ajuda nesta necessidade: “a plataforma tu-do permitiu que o processo se tornasse muito mais simples, desde a partilha da documentação, à resposta (se o crédito é aprovado ou não), à  validação de documentos, até à entrega da viatura”, o que também permite “uma maior fidelização do cliente”.

O Portal “tudo” faz parte do projeto de transformação digital NextFuture do Banco Santander Consumer Portugal, galardoado nos Prémios de Inovação OutSystems 2019, na categoria “Transformação Digital nos Serviços Financeiros”, pela implementação da tecnologia low-code OutSystems e pelo impacto positivo que trouxe ao negócio.

PALAVRAS-CHAVE