Ver todas

Back

Scania apresenta o eixo tandem desengatável

22 Janeiro, 2021
289 Visualizações

A Scania apresenta agora o eixo bogie tandem RB662 com uma função opcional de elevação e desengate.

Segundo a Scania, a nova opção, quando acionada, pode poupar até 6% em combustível, dependendo da operação, alem de reduzir o raio de viragem. A elevação demora menos de 25 segundos e com chassis de altura normal, a distância dos penumaticos até ao chão é de cerca de 70 mm.

O bogie tandem desengatável e elevável (LDTA) exige suspensão pneumática e irá aumentar o peso de massa dos camiões em 60 quilos. A maioria da poupança de combustível pode ser atribuída à fricção reduzida dentro da segunda transmissão de eixo (desconectada) e apenas 10% das poupanças advêm de resistência de rodagem reduzida. Três capacidades de bogie estão disponiveis, 19, 21 e 26 toneladas, e os limites de carga com o segundo eixo elevado são 9,5, 10,5 e 13 toneladas respetivamente.

Uma ligação de “embraiagem dog” faz parte da opção que torna o eixo RB662 tandem da Scania elevável e desengatável, oferecendo, assim, substanciais poupanças de combustível, desgaste de pneus reduzido e menores raios de viragem.

A opção LDTA não pode, atualmente, ser combinada com eixos de redução nos cubos ou configurações tridem traseiro. O motorista levanta o eixo simplesmente rodando um botão giratório. Surge uma mensagem pop-up no painel de instrumentos se o camião identificar uma situação de sobrecarga, caso que impedirá a elevação do eixo. A elevação pode ser acionada a qualquer velocidade. O próprio desengate é realizado através da ligação de “embraiagem dog”.

Veja o vídeo:

PALAVRAS-CHAVE