A Scania está a introduzir várias características e melhorias que têm em comum o seu compromisso com o aumento da disponibilidade.
Ao acrescentar características e funcionalidades que ajudam a garantir que o camião está apto para operação, a Scania pretende dar aos seus clientes a posibilidades de alcançar a melhor economia operacional total.
“Manter os camiões aptos para operação diariamente é atualmente um dos fatores mais importantes na nossa indústria “, afirma Alexander Vlaskamp, Senior Vice-President, Head of Scania Trucks, que acrescentou: “Ao introduzir serviços inteligentes e conectados, como um alarme de roubo de combustível, oferecemos aos nossos clientes um maior controlo e melhores oportunidades de que os seus camiões estejam disponíveis como pretendido.”
A Scania desenvolveu uma função de alarme que funciona localmente e, caso o cliente tenha o pacote Controle da Scania, também envia notificações por SMS e e-mail através do sistema de Gestão de Frotas. Quando ativado, o sistema de alarme monitoriza o nível de combustível até 65 horas, desde que o interruptor da bateria principal do camião esteja ativado. Se o nível de combustível descer repentinamente 4-8% (dependendo do tamanho do depósito), a sirene de alarme dispara. “Se alguém mexer no seu veículo, será alertado, sendo possível evitar ou, pelo menos, mitigar as consequências decorrentes do combustível roubado”, diz Vlaskamp. “Isto proporciona paz de espírito aos nossos clientes, uma vez que é possível evitar o tempo de inatividade não planeado.”
A Scania está atualmente a introduzir uma melhoria no manuseamento de cargas, para camiões com caixa móvel que movimentam contentores ou outras superestruturas. Ao utilizar a suspensão pneumática para elevar ou rebaixar o camião sob a carroçaria atual, é de grande importância que o movimento seja apenas vertical. Além disso, podem ser evitados os desafios de se colocar um camião na posição certa ou o risco de, ao descarregar, danificar as pernas de apoio através de movimento horizontal.
Isto é ainda mais crucial em camiões com eixos mortos direcionáveis, uma vez que estes tendem a mover-se de forma diferente devido ao sistema de fole comprimido separado no eixo morto. A Scania eliminou este perigo, através da introdução de uma característica que solta automaticamente os travões no eixo morto. Com as rodas a funcionarem livremente, não é transferida qualquer força do eixo morto que possa mover o camião para fora da posição desejada.
A BCI (Interface de comunicação da carroçaria) da Scania pode agora ser utilizado também para monitorizar e medir as funções relacionadas com a carroçaria do camião. Os dados dos sensores e os fatores que são normalmente medidos, como o peso, a temperatura, os ângulos, os alarmes, entre outros, são recolhidos nas BCI dos camiões.
Através do Scania C300 Communicator incorporado, estes dados são posteriormente enviados para o sistema FMS dos clientes (desde que o cliente tenha o serviço do Pacote Controle da Scania). Isto significa que todos os dados essenciais do veículo e da superestrutura são armazenados num único local, de fácil acesso. Isto significa igualmente que o investimento inicial para obter acesso aos dados de monitorização é reduzido.