Ver todas

Back

Scania investe em unidade de montagem de baterias

7 Dezembro, 2020
256 Visualizações

Com a rápida expansão da gama de camiões, autocarros e motores elétricos da Scania, a empresa planeia, durante os próximos anos, investir mais de 100 milhões de euros numa unidade de montagem de baterias em Södertälje, Suécia.

O passo inicial é uma unidade de 18 000 metros quadrados e a construção irá começar no início de 2021 com o objetivo de estar totalmente operacional em 2023.

A unidade, que será construída ao lado da unidade de montagem de carroçarias em Södertälje, irá montar módulos e pacotes de bateria a partir de células que são entregues pela fábrica de baterias da Northvolt em Skellefteå, Suécia. Os pacotes montados criam sistemas de bateria personalizados para a produção modular da Scania.

Em 2015, a Scania iniciou a produção em série de autocarros híbridos e, em 2019, a primeira gama de autocarros totalmente elétricos. Depois disto, seguiu-se a introdução do camião plug-in híbrido e o camião totalmente elétrico da Scania. A produção em série do camião elétrico começa em 2021. Entretanto, estão a ser desenvolvidas soluções elétricas marinhas e industriais eletrificadas. A Scania irá agora, de uma forma gradual, aumentar a produção que se centra em Södertälje.

Com 200 pessoas a trabalhar, a maioria recrutada dentro da empresa, a unidade de montagem de baterias irá ser altamente automatizada desde que a matéria-prima chega, durante a produção e na entrega. O pessoal que manuseia elementos manuais da unidade do módulo da bateria como, por exemplo, instalação de arneses de cabo, receberá formação em segurança e proteção elétrica.

Os pacotes de bateria serão personalizados para variadas aplicações e entregues à montagem de carroçarias próxima, que está a ser simultaneamente reorganizada para montagem paralela de veículos com motores elétricos e de combustão.

PALAVRAS-CHAVE