A Scania está atualmente a lançar o seu primeiro camião totalmente elétrico. Com uma autonomia de até 250 km, o camião elétrico da Scania pode ser utilizado durante todo o dia e regressar de forma segura ao respetivo terminal para carregamento durante a noite.
O camião está disponível com a opção de cinco, para um total de 165 kWh, ou nove baterias, totalizando 300 kWh de capacidade instalada. Com cinco baterias, a autonomia é de 130 km.
Com o motor de combustão removido, foi criado mais espaço para as baterias. As baterias adicionais são instaladas na estrutura do chassis. O novo motor elétrico debita uma potência contínua de 230 kW ou aproximadamente 310 cv. O motor tem duas transmissões para permitir uma potência elevada através de um intervalo mais amplo de velocidades, melhorando assim o conforto.
Os camiões elétricos da Scania estão equipados com um conector CCS para recarga desde a rede elétrica. Recarregando a 130kW CC, necessitamos de menso de 55 minutos para recarregar o conjunto de cinco baterias e menos de 100 minutos para o conjunto de nove baterias. O camião também é recarregado através dos travões regenerativos.
O novo camião da Scania está equipado para uma utilização totalmente elétrica. Em vez de ligar os sistemas auxiliares à interface, que geralmente está localizada na transmissão ou no motor, estes são ligados a uma caixa de ligação elétrica, designada caixa CC, montada no chassis. Isto oferece uma ligação CC de até 60 kW PTO para sistemas auxiliares da carroçaria, como os sistemas de arrefecimento e o Hooklift.
O camião elétrico da Scania está disponível com as cabinas das séries L e P, ambas projetadas para operações urbanas. A cabina da série L com piso rebaixado, em particular, foi concebida especificamente para as condições de circulação no trânsito congestionado das cidades, com uma visibilidade incomparável.