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Scania lança Direção Eletricamente Assistida

16 Fevereiro, 2021

A Scania está a introduzir a EAS como uma opção nos camiões. A direção eletricamente assistida tem como objetivo melhorar a experiência de condução e possibilitar novos ou melhorados sistemas de apoio ao condutor.

O intuito é ajudar a reduzir a carga mental dos Motoristas do manuseamento de veículos grandes como, por exemplo, combinações de camiões em autoestradas movimentadas. As funções ADAS baseadas em EAS ativam-se a velocidades acima de 60 km/h, no entanto, os motoristas deverão manter as mãos no volante.

“A direção eletricamente assistida é uma excelente adição à nossa oferta, permitindo importantes possibilidades em nome do conforto e da segurança na estrada”, afirma Stefan Dorski, Vice-presidente Sénior e Diretor da Scania Trucks. “Reduzir parte da carga mental que advém do facto de ser responsável por grandes veículos é um grande suporte a todos os condutores de camião que trabalham para nós.”

O sistema EAS da Scania é eletro hidráulico, dependente da velocidade e proporciona funcionalidade como, por exemplo, retorno ativo e compensação para desvio induzido por vento lateral. O algoritmo de controlo inclui fatores como, por exemplo, velocidade, assegurando que o binário do volante é sempre proporcional à resistência que advém das rodas. Com a direção eletro hidráulica, a roda volta a neutro por si só. Este é um benefício extra quando faz marcha-a trás.

“A EAS e os sistemas de suporte devem ser exatamente isso, de apoio,” afirma Dorski. “Não temos qualquer intenção de afastar as nossas reconhecidas capacidades de condução em estrada, ou a fantástica sensação de conduzir um Scania. E é importante entender que o condutor ainda segue sendo o responsável ao comando, apesar das funções de conforto e segurança.”

Os camiões Scania com EAS podem ser encomendados com vários sistemas de suporte inteligentes de apoio que, com base nos padrões da indústria automóvel, são todos identificados utilizando acrónimos confusos. A resposta da Scania é unir todos estes sistemas de suporte em três pacotes – nomeadamente, Deteção, Prevenção e Conforto – que irão orientar potenciais clientes através de uma estrutura simples e lógica.

A maioria das funções pode ser ativada ou desativada pelo condutor. Alguns têm ainda funcionalidades parcialmente sobrepostas, dependendo de fatores como, por exemplo, velocidade, área de monitorização, autonomia e disponibilidade de marcações de estrada em boas condições.

Os sistemas baseados em EAS partilham uma lógica de aviso comum com níveis de ativação crescente com som, luzes coloridas, etc., eventualmente, em alguns casos, com direção ativa do camião.

Conforto e segurança

As três novas funções que são disponibilizadas pela introdução da EAS são as seguintes, adicionando conforto como segurança aumentada:

LKA – Assistente de Estrada

O LKA monitoriza, constantemente, as marcações de via para manter o veículo centrado na vida utilizando a direção ativa. O LKA proporciona suporte quando é ativado e as condições de ativação (velocidade de pelo menos 60 km/h) são cumpridas.

LDW AS – Sistema de alerta por saída de faixa com Direção Ativa

Esta é uma extensão da função LDW padrão. Não deteta apenas potenciais saídas de faixa, mas também intervém direcionando o veículo de volta à faixa. As mudanças de faixa intencionais, quando o condutor faz uso da luz de mudança de direção, claro, não são afetadas.

LCP – Sistema de Prevenção de Colisão por saída de faixa

A LCP funciona juntamente com o Sistema de Aviso de Ângulo Morto da Scania para evitar incidentes em mudança de faixa. Quando o BSW ativa o seu aviso mais intenso, ao detetar, por exemplo, outro veículo, a LCP utiliza a direção ativa para evitar a saída de faixa (mesmo se as luzes de mudança de direção estiverem ativadas) e colocar o camião na faixa correta. “O EAS agrega mais capacidades do que pode parecer a primeira vista” afirma Dorski. “Não adiciona apenas conforto e alívio para todos os tipos de condução normal, mas também pode ajudar a mitigar acidentes. As funções ADAS ajudam retirando alguns dos fatores de stress concreto como, ângulos mortos, que supõem um grande benefício para condutores de camiões.”

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