Tal como outros operadores, a Scania fez alterações nos seus serviços oficinais adaptando-os ao momento atual, estabelecendo um protocolo de desinfeção e limpeza adicionais, tanto das instalações como dos veículos que acedem às oficinas.
Desde que foi decretado o estado de alerta em Portugal, toda a rede de concessionários da Scania tem vindo a adaptar os seus serviços para dar resposta e atender os clientes, garantindo o nível máximo de segurança e saúde.
Os camiões e os autocarros, mais que nunca, são veículos indispensáveis para garantir o fornecimento de produtos de primeira necessidade e o transporte de pessoas. Por isso, a Scania continua a oferecer serviços em todas as suas oficinas, reforçando as medidas de higiene e dotando todos os colaboradores de equipamentos de proteção individual (EPIs) como máscaras, luvas de nitrilo, óculos de proteção e soluções hidroalcoólicas para desinfeção das mãos.
A Scania estabeleceu igualmente um rigoroso protocolo de desinfeção e limpeza adicionais, tanto das instalações como dos veículos que acedem às oficinas. Com o objetivo de proteger os colaboradores e os clientes, os mecânicos realizam um trabalho de desinfeção exaustivo das cabinas, que se pode ver neste vídeo.
O cliente continua a ocupar o primeiro lugar, e, devido ao surgimento da COVID-19, a Scania adaptou e reorganizou muitos dos seus serviços, tendo implementado horários especiais de atendimento entre outras ações, “Para assegurarmos que os clientes com os serviços parados ou reduzidos, não tenham que realizar manutenções ou reparações quando retomarem a atividade normal, estamos a realizar o transporte das viaturas para as nossas instalações. Situações como turnos já estavam implementados. Isso garantiu a dispersão dos colaboradores e clientes durante o dia ajudando na segurança e capacidade de resposta”, explica Rogério Serralha, Responsável de Serviços da Scania Portugal Vialonga.
Da mesma maneira, a Scania dá prioridade a uma organização eficaz para garantir a saúde e segurança de todas as pessoas que estão nas nossas instalações: “Temos neste momento uma separação física entre os assessores de serviço e os clientes, interditámos o contacto dos mecânicos com os motoristas e tomámos as medidas básicas para a segurança de todos, ou seja, estamos a desinfetar todas as viaturas em que trabalhamos e temos à disposição de todos máscaras, luvas e desinfetante para as mãos”, aclara R. Serralha.
Além disso, o responsável de Serviços da Scania Vialonga comenta que “os clientes estão preocupados em garantir a segurança e os postos de trabalho dos seus colaboradores. É uma fase complicada para todos devido a incerteza de quando se poderá retomar a atividade e se a mesma será segura”.
Toda a rede Scania está a trabalhar atualmente para garantir que os condutores possam voltar à sua atividade o mais rapidamente possível. Mecânicos, assessores de serviço e pessoal de oficina em todas as filiais da Scania em Portugal conseguiram adaptar-se a condições ambientais até agora desconhecidas e difíceis. Neste sentido, Rogério Serralha admite que “foi necessária uma rápida adaptação a uma nova realidade e com mais ou menos dificuldades encontrámos uma maneira segura e eficaz de realizar o atendimento ao cliente e gerir a oficina. A maneira de como nos passamos a relacionar como colegas de trabalho mudou e foi muito importante para chegarmos onde queremos”.