Ver todas

Back

Schmitz Cargobull com muitas novidades na IAA Transportation

18 Setembro, 2026

A Schmitz Cargobull leva à IAA Transportation 2026, em Hannover, duas estreias mundiais e um conjunto de novas soluções para diferentes áreas do transporte. A apresentação da empresa está centrada em três eixos: veículos e tecnologia de produção, digitalização e serviços, com o objetivo de aumentar a disponibilidade das frotas, a capacidade de carga e reduzir os custos de utilização.

Uma das principais novidades é o novo chassis INGENIOS, desenvolvido para aumentar a capacidade de carga e o volume disponível, mantendo a compatibilidade com diferentes unidades tratoras. A empresa apresentou também a nova unidade de refrigeração S.CU dc100, que utiliza a tecnologia VarioFlow para adaptar a capacidade de refrigeração às necessidades reais de funcionamento. Segundo os dados apresentados pela Schmitz Cargobull, a solução permite obter até 11% mais capacidade de refrigeração e reduzir o consumo de combustível em até 8%.

A nova S.CU dc100 foi desenvolvida com controlo independente da transferência de calor nos lados quente e frio, através do compressor e dos ventiladores VarioFlow. A tecnologia permite ainda trabalhar dentro de uma faixa de funcionamento mais eficiente, contribuindo para uma maior vida útil e para uma manutenção mais simples.

A Schmitz Cargobull mostra também, no certame, uma atualização da sua gama de semirreboques, com novidades como o S.KO CITY, S.KI LIGHT, S.CS MEGA X-TOUGH, S.BO PACE+, S.CS CITY, S.BO CITY e S.BO MULTI. Entre as características apresentadas estão uma capacidade de piso de 9,5 toneladas, volumes de carga até 100 m³, soluções de retenção de carga mais versáteis, sistemas de dois pisos e reduções de peso em algumas aplicações.

GT Trailers

A presença do grupo na IAA passa também pela GT Trailers, que desde 2025 faz parte da equipa Schmitz Cargobull. A empresa polaca apresenta uma gama que inclui semirreboques-cisterna, equipamentos para gases e transporte criogénico, semirreboques silo, contentores-cisterna e chassis para contentores.

A parceria permite à Schmitz Cargobull disponibilizar aos seus clientes uma gama mais alargada de produtos, incluindo soluções HVS, City Trailers S.BO e S.CS e dollies. A GT Trailers, por seu lado, passa a ter acesso à rede comercial da Schmitz Cargobull e a novos mercados, além de poder utilizar componentes da empresa, como eixos ROTOS e carroçarias Ferroplast.

Também em Hannover, a Van Hool apresenta a evolução da atividade de veículos destinados à indústria, depois de, em abril de 2024, a GRW ter adquirido estas operações da marca belga. A apresentação destaca a continuidade da experiência da Van Hool nesta área, combinada com a abordagem da GRW.

A unidade de produção belga dispõe de 190.000 m² de área total, dos quais 73.000 m² correspondem a espaço fabril. A atividade inclui uma gama de cisternas rodoviárias para aplicações como leite, betume, vácuo, produtos alimentares, químicos, cerveja, ADR e combustível, além de soluções para gases e transporte criogénico. O portefólio inclui ainda semirreboques silo, contentores silo, contentores-cisterna e chassis para contentores. Entre estes últimos estão versões fixas, extensíveis, deslizantes, basculantes e universais.

PALAVRAS-CHAVE