Ver todas

Back

SEG Automotive celebra 111 anos “especializados” em motores de arranque

13 Junho, 2025

A SEG Automotive celebra mais de um século de desenvolvimento e produção de motores de arranque desde que o motor de arranque elétrico entrou em produção em série em 1914.

Há 111 anos, o motor de arranque elétrico representou uma autêntica revolução na tecnologia automóvel. Antes da sua introdução, os veículos tinham de ser postos a trabalhar manualmente com uma manivela — um procedimento trabalhoso e frequentemente perigoso, que resultava muitas vezes em lesões. Assim, o motor de arranque elétrico trouxe não só maior conforto, mas também um aumento significativo da segurança.

O primeiro motor de arranque era um modelo de armadura deslizante: um sistema no qual a armadura, o veio e o pinhão avançavam em conjunto até ao volante do motor para colocar o motor em funcionamento. Este mecanismo era ativado através de um volumoso pedal no habitáculo. Nas décadas seguintes, o mecanismo de acionamento foi sendo continuamente aperfeiçoado. A introdução de parafusos coaxiais, solenóides e alavancas de acoplamento simplificou muito o processo — já não era necessário movimentar todo o interior do motor de arranque. Os rolamentos de roda livre impediram que o motor de arranque sobre-revolucionasse depois do motor em funcionamento, aumentando significativamente a sua durabilidade.

Nos anos 80, os ímanes permanentes e os sistemas de engrenagem planetária passaram a fazer parte da tecnologia de motores de arranque. Como resultado, o tamanho e o peso puderam ser reduzidos de forma considerável — mantendo ou até melhorando a performance.

O presente

Com o início do novo milénio, começou a era dos motores de arranque start/stop. Graças a materiais melhorados e construções reforçadas, passou a ser possível colocar o motor a trabalhar não apenas no arranque inicial. Desde então, o motor é desligado em cada paragem, por exemplo em semáforos ou em tráfego intenso, ou até em situações de velocidade constante na autoestrada (coasting). Um simples toque no acelerador volta a colocá-lo a funcionar. Desde 2007, esta tecnologia tem dado um contributo importante para a poupança de combustível e redução de emissões de CO₂ no setor rodoviário, com a SEG Automotive na linha da frente.

Atualmente, estão disponíveis motores de arranque convencionais e start/stop para todos os veículos com motores de combustão — desde veículos urbanos compactos a carrinhas, veículos comerciais pesados e maquinaria agrícola ou de construção. Esta enorme variedade de aplicações implica uma grande diversidade de versões. Cada motor de arranque é rigorosamente ajustado às exigências específicas do ambiente onde opera, para garantir máxima fiabilidade e desempenho.

Um dos critérios determinantes, por exemplo, é a posição de instalação do motor de arranque. Num automóvel ligeiro, o trajeto elétrico desde a bateria no compartimento do motor até ao motor de arranque pode ter apenas alguns centímetros, enquanto em autocarros ou maquinaria de construção pode ter vários metros — o que obriga a requisitos elétricos especiais.

Mesmo no setor dos automóveis ligeiros existem diferenças significativas. Dependendo da posição de montagem, é necessário desenvolver soluções específicas de vedação ou de aquecimento, para proteger o motor de arranque contra poeira, humidade ou temperaturas extremas.

Este elevado grau de adaptabilidade só é possível graças às tecnologias de desenvolvimento e fabrico de última geração aplicadas ao equipamento de origem.

Motores de arranque para o aftermarket automóvel

A enorme variedade de veículos atualmente em circulação reflete-se também no aftermarket. Para que as oficinas possam trabalhar com fiabilidade, as peças de substituição têm de ser compatíveis — tanto do ponto de vista técnico como de instalação.

Para garantir uma correta correspondência, bases de dados abrangentes como o TecDoc são indispensáveis. Os fabricantes de motores de arranque e outras peças disponibilizam aqui informações precisas para que as oficinas encontrem rapidamente o motor de arranque adequado — evitando reclamações por aplicações incorretas.

Para reparações economicamente ajustadas ao valor comercial do veículo, a reconstrução é uma excelente alternativa. Na unidade da SEG Automotive em Miskolc (Hungria), os motores de arranque são reconstruídos segundo rigorosos padrões de qualidade, em processos automatizados de série. Estes motores são tecnicamente equivalentes a um produto novo, mas mais económicos e sustentáveis, graças à reutilização de materiais.

Além disso, o aftermarket disponibiliza também peças sobressalentes para motores de arranque, como suportes de escovas, armaduras ou solenóides. Isto permite efetuar reparações direcionadas, quando a substituição por um motor novo já não se justifica economicamente.

Seja através da reconstrução ou da substituição de componentes individuais — ambas as abordagens prolongam a vida útil dos motores de arranque e contribuem ativamente para a economia circular.

PALAVRAS-CHAVE