A SEG Automotive tornou-se membro do Fórum para a Sustentabilidade do Aftermarket Automóvel (FAAS) – uma plataforma importante para a promoção de práticas sustentáveis no aftermarket automóvel.
A sustentabilidade está profundamente enraizada no ADN da SEG Automotive. De acordo com a empresa, tal iniciativa começa no desenvolvimento cuidadoso dos seus produtos, concebidos para poupar matérias-primas valiosas e reduzir as emissões de CO₂. Diz a SEG que utiliza de forma consistente em energias renováveis nos seus processos de produção e que trabalha ativamente para minimizar o impacto ambiental dos seus processos logísticos.
“Uma das principais razões para aderir ao FAAS é a sua composição única”, diz aa SEG em comunicado. Ao reunir fabricantes e retalhistas, o FAAS permite concentrar recursos no aftermarket e trabalhar em conjunto em soluções sustentáveis. Isto possibilita uma abordagem holística em toda a cadeia de abastecimento – desde a produção até às oficinas. “A oportunidade de reunir os principais intervenientes da indústria e do comércio cria uma plataforma valiosa de partilha e de desenvolvimento de estratégias sustentáveis”, reconhece a SEG.
“Com este compromisso, a SEG Automotive contribui ativamente para a promoção da sustentabilidade no aftermarket. Na SEG Automotive, levamos a sério a nossa responsabilidade social e, por isso, apoiamos de forma consistente iniciativas orientadas para um futuro sustentável”, diz o mesmo comunicado.
O que é o FAAS?
O FAAS foi fundado pela CLEPA (Associação Europeia de Fornecedores da Indústria Automóvel) e pela FIGIEFA (Federação dos Distribuidores Independentes do Aftermarket Automóvel). O objetivo é criar uma plataforma para que todos os intervenientes relevantes do setor possam trocar ideias, partilhar boas práticas e promover soluções sustentáveis. A meta global é desenvolver o aftermarket europeu como uma indústria fiável, orientada para o futuro e sustentável.
O trabalho do FAAS concentra-se em cinco áreas-chave no âmbito dos grupos de trabalho:
- Análise da pegada de carbono no aftermarket
- Identificação e eliminação de obstáculos no negócio da remanufactura
- Desenvolvimento de uma metodologia uniforme de avaliação de CO₂ para todos os participantes do mercado
- Otimização das cadeias de fornecimento
- Harmonização dos relatórios ESG em toda a cadeia de abastecimento
Além de outras associações do setor, o FAAS conta entre os seus membros com fabricantes de renome, bem como com importantes grupos e distribuidores do aftermarket.









