Focada no profissional da reparação e manutenção automóvel, a Segmento Positivo apostou nos serviços pós-venda para a oficina e na qualidade das peças para se diferenciar.
Fazendo toda a sua carreira nas peças, Gonçalo Santos decidiu em 2014 abrir a Segmento Positivo, em Oliveira do Hospital, terra de que é natural. Avaliado o potencial que existia na região, Gonçalo Santos decidiu arriscar e avançar para um negócio que começou com 2.500 euros de stock!!!
“Passados quatro anos o balanço é positivo e atingimos alguma estabilidade, depois de muitas dificuldades para fazer crescer este negócio”, refere Gonçalo Santos, que tem a seu cargo neste momento mais quatro profissionais. A empresa opera essencialmente no concelho de Oliveira do Hospital, mas a sua ação comercial encontra-se num raio de 40 quilómetros das instalações, levando a empresa a vender peças em Coja, Arganil, Tábua, Canais de Senhorim, Nelas e até em Seia. Representando a nova geração de empresários no retalho das peças, Gonçalo Santos é um defensor da logística e das suas potencialidades neste negócio.
“Os pedidos feitos de manhã aos operadores de Lisboa e Leiria, por exemplo, estão disponíveis para entrega logo ao início da tarde, quando ainda muitas das oficinas estão a abrir depois do almoço. Esta rapidez é muito boa para o nosso negócio”, refere o mesmo responsável, que diz que a Segmento Positivo tem ainda três carrinhas para a logística própria com rotas que são definidas em função das vendas, bem como recorre a modernas plataformas de identificação de peças.
A grande maioria das vendas chegam por telefone, tendo o balcão menos representatividade, o que se justifica tendo em conta que o foco da Segmento Positivo é o profissional da oficina. Através de uma boa estratégia digital, a Segmento Positivo começa a ter algumas vendas exteriores (bem fora da região), sempre orientadas para o profissional, o que tem incentivado Gonçalo Santos a continuar a investir algum “tempo” nesse tipo de comunicação.
Dizendo que um dos fatores diferenciadores da Segmento Positivo é a qualidade dos produtos que vende, pois “99% das nossas representações são marca premium”, Gonçalo Santos refere ainda que “nos diferenciamos também pelo acompanhamento pós-venda que fazemos aos nossos clientes. Nós queremos que o nosso cliente esteja sempre focado no seu trabalho da oficina e que não venha aqui buscar as peças”.
O responsável da Segmento Positivo revela ainda que tem sido feita uma aposta muito decisiva na Liqui Moly (que se tornará exclusiva na empresa em termos de lubrificantes) bem como na marca Brembo. “A prova de que estamos a fazer um bom trabalho é ver que os fornecedores já nos procuram”, afirma com orgulho Gonçalo Santos que admite, face ao crescimento da atividade, que num futuro a curto/médio prazo a Segmento Positivo possa mudar de instalações, pois as atuais começam a ser demasiadas curtas para o stock existente. Com essas novas instalações, poderão depois aparecer outros projetos, nomeadamente ao nível da formação técnica.
Segmento Positivo
Gonçalo Santos
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