Os temas da mobilidade segura, diversificada e limpa são o alvo das inovações para ligeiros e pesados que a Valeo levou ao IAA Mobility 2021, que está a decorrer em Munique.
A crise da Covid-19 aumentou a conscientização sobre a importância da segurança e da saúde. A Valeo responde a essas expectativas com inovações alinhadas com as necessidades atuais. Desta forma, a empresa desenvolveu um purificador de ar com raios ultravioleta para autocarros. Elimina mais de 95% dos vírus, micróbios e bactérias durante as viagens e com os passageiros a bordo.
Quando se trata de carros, a Valeo projetou filtros de ar altamente eficazes que bloqueiam 96% dos alérgenos e 99,4% dos vírus, incluindo o coronavírus. Espera-se que metade de todos os carros sejam equipados com esses filtros em cinco anos.
As tecnologias Valeo são tão eficientes que já transcendem os veículos. A Valeo desenvolveu, em conjunto com hospitais e institutos de pesquisa, um dispositivo de monitoramento de sinais vitais capaz de avaliar riscos à saúde e detectar, em menos de dois minutos e sem qualquer contato, se uma pessoa tem Covid ou não. Apresentado como uma estreia mundial no IAA Mobility show, é baseado no DMS (Driver Monitoring System) da Valeo, que em breve será integrado aos carros produzidos em série.
Para uma mobilidade mais segura, a Valeo fez dos Sistemas de Assistência à Direção (ADAS) um dos seus maiores campos de inovação. Na verdade, um em cada quatro carros novos no mundo está equipado com uma das tecnologias de assistência ao condutor da Valeo, tornando-o um líder mundial na área. A experiência da Valeo cobre todo o sistema de A a Z. Isso inclui tanto o hardware – cujo portfólio de sensores é o mais extenso da indústria auto – quanto as unidades centrais de controle eletrónico que mesclam os dados coletados, como o software, que desempenha um papel cada vez mais papel importante nos veículos.
A Valeo apresentará também um sistema que permite ao carro estacionar-se num lugar de estacionamento (Valet Parking Automatizado). Câmeras e software Valeo instalados em garagens ajudam a garantir essas manobras autónomas. Eles são a extensão natural dos sistemas de assistência ao motorista de bordo.
A Valeo também vai lançar o seu protótipo de veículo autónomo Valeo Drive4U. Circulará em estrada aberta em Munique e atingirá nível de autonomia 4 equipado apenas com sensores Valeo já fabricados em série (LiDARs, câmaras, radares, sensores ultrassónicos, etc.). Para aumentar a segurança, conta com a tecnologia Valeo Drive4U Locate, que localiza o carro na estrada com precisão centimétrica. Além disso, também antecipa os movimentos de pessoas vulneráveis ao redor do carro e trava antes mesmo de iniciarem o movimento (Valeo MovePredict.ai).
A visibilidade (tanto a iluminação quanto o sistema de limpa pára-brisas), onde a Valeo é líder mundial, também é uma ferramenta poderosa para aumentar a segurança. Os novos sistemas de iluminação inteligente da Valeo tornam-se verdadeiros assistentes de direção. Os faróis, portanto, traçam as curvas da estrada e anunciam as próximas curvas no campo de visão do motorista. As lanternas traseiras, conectadas às câmaras do carro e à sua envolvente por meio de 5G, serão capazes de alertar sobre um perigo exibindo mensagens de segurança visíveis a todos os usuários da estrada.