Os “Stellantis Startup Awards” premeiam a inovação ao mesmo tempo que aceleram a transformação em empresa tecnológica de mobilidade sustentável. Um dos projetos premiados apoia os técnicos das oficinas de reparação de veículos com assistência remota e em tempo real!!!
A Stellantis N.V. premiou sete startups de tecnologias de elevado desempenho com a primeira edição dos “Stellantis Startup Awards”, reconhecendo o valor das parcerias entre a empresa e as melhores startups parceiras em sete eixos diferentes.
Apresentados durante um evento digital, os “Stellantis Startup Awards” demonstram também o empenho da Empresa em fazer avançar a ambição do seu plano “Dare Forward 2030”, de acolher ideias revolucionárias e inovações centradas no cliente que permitam uma mobilidade limpa, segura e acessível para todos.
Projetos Stellantis Startup Awards 2022
- Experiência do Cliente – Desenvolvido nos EUA pela HAAS Alert, o Sistema de Alerta de Veículos de Emergência tem a missão de levar todos ao seu destino em segurança e ajudar a evitar uma condução distraída, alertando, em tempo real, os condutores para a presença de veículos de emergência e de perigos nas proximidades. A Stellantis está, atualmente, a desenvolver protótipos da tecnologia em veículos das marcas Jeep®, Dodge, Ram e Chrysler.
- Qualidade – Aplicada na Turquia, a digitalização feita pela Daxium do checklist de verificação e inspeção dos veículos antes da entrega aos clientes está a ajudar a Stellantis a melhorar o seu processo de controlo, bem como a assegurar que a qualidade e a entrega ao cliente final dos seus veículos importados atinjam os mais elevados padrões. O projeto será em breve alargado a Marrocos, Egipto, Israel, bem como à Europa.
- Novos Negócios – Implantado em França através dos Citroën Ami, das versões eletrificadas E-TENSE da DS e do Peugeot 308 híbrido plug-in e em Itália no Citroën Ami e no Novo 500, puramente elétrico, da FIAT, a solução desenvolvida pela startup Demooz transforma os atuais proprietários de veículos em embaixadores, ligando-os a potenciais clientes para facilitar a descoberta, o acesso e os testes dos produtos Stellantis através do chamado ‘passa-palavra’.
- Automotive Tech – Com base no Reino Unido, a Envisics está a fornecer informação de condução mais eficaz e oportuna através de uma nova geração de sistemas head-up display que utilizam realidade aumentada e tecnologia holográfica de alta qualidade. Esta característica inovadora será oferecida na próxima geração de veículos de luxo e premium da Stellantis.
- Indústria 4.0 – Aplicada no interior da fábrica Stellantis em Betim, no Brasil, a solução criada pela Phygitall utiliza relógios inteligentes para analisar o padrão e a intensidade dos movimentos das mãos dos colaboradores para otimizar o processo de fabrico, aumentando a segurança, a qualidade e a eficiência.
- Supply Chain – Desenvolvido na Argentina e no Brasil pela JettaCargo, o software alavanca a inteligência artificial para simular um carregamento ótimo de carga em camiões e contentores. Atualmente, está a automatizar o planeamento e composição do transporte terrestre da Stellantis, reduzindo o impacto das emissões de CO2 e a quebra de mercadorias no transporte, ao mesmo tempo que melhora a logística e aumenta a segurança da carga.
- Agilidade e Eficiência – Aplicada na Índia para a marca Citroën, a assistência virtual desenvolvida pela BlinkIN apoia os técnicos das oficinas de reparação de veículos com assistência remota e em tempo real dos engenheiros especializados da Stellantis via smartphone, permitindo a implementação de uma solução rentável que, em última análise, reduz o tempo de paragem dos veículos e proporciona uma melhor experiência ao cliente.
Ecossistema de startups da Stellantis
O Startup Studio, a equipa da Stellantis responsável pelo compromisso para com as startups e pelos Prémios Startup, faz parte do maior envolvimento e investimento a longo prazo da Empresa no ecossistema de startups.
Desde a criação da Stellantis em janeiro de 2021, a Empresa envolveu-se com centenas de startups e assinou mais de 40 contratos.
Em março, a Stellantis anunciou também o lançamento do seu primeiro fundo de capital de risco com a criação da Stellantis Ventures. Estabelecida com um investimento inicial de 300 milhões de euros, a Stellantis Ventures concentra-se em startups em fase inicial e em fase posterior de crescimento que estão a desenvolver tecnologias de vanguarda que podem ser implantadas no setor automóvel e de mobilidade.
Os investimentos recentes incluem a Archer, um líder no desenvolvimento de aviões elétricos de descolagem e aterragem vertical e a Factorial Energy, responsável pelo desenvolvimento de tecnologia transformacional de baterias de estado sólido, bem como várias outras aquisições.