De acordo com os dados divulgados pela ACAP, o mês de setembro foi positivo no que diz respeito às matrículas de automóveis novos, mas o acumulado do ano está em queda. Porém, nos pesados o ciclo anual matrículas continua positivo.
Em setembro de 2019 foram matriculados pelos representantes legais de marca a operar em Portugal 18.036 veículos automóveis, ou seja, mais 8,9 por cento do que em igual mês do ano anterior.
É de salientar que, em setembro de 2018, entrou em vigor a fase intermédia do sistema WLTP o que causou perturbações no mercado desse mês. Por este motivo, a comparação, com o período homólogo, terá de ter em atenção esse aspecto.
Nos nove meses de 2019, foram colocados em circulação 206.550 novos veículos, o que representou uma diminuição homóloga de 3,9 por cento. Assim, o mercado acumulado mantém-se em queda pelo oitavo mês consecutivo.
Automóveis Ligeiros de Passageiros
No mês de setembro de 2019 foram matriculados em Portugal 14.558 automóveis ligeiros de passageiros novos, ou seja, mais 13,9 por cento do que no mês homólogo do ano anterior. De Janeiro a Setembro de 2019 as matrículas de veículos ligeiros de passageiros totalizaram 174.024 unidades, o que se traduziu numa variação negativa de 4,7 por cento relativamente a período homólogo de 2018.
Veículos Ligeiros de Mercadorias
O mercado de ligeiros de mercadorias registou, no nono mês de 2019, uma queda de 13,7 por cento face ao mês homólogo do ano anterior, situando-se em 2.710 unidades matriculadas. Em termos acumulados, o mercado atingiu 28.156 unidades, o que representou um decréscimo de 0,3 por cento face ao período homólogo do ano anterior.
Veículos Pesados
Quanto ao mercado de veículos pesados, o qual engloba os tipos de passageiros e de mercadorias, em Setembro de 2019 verificou-se um crescimento de 19,6 por cento em relação ao mês homólogo do ano anterior, tendo sido comercializados 768 veículos desta categoria. Nos primeiros nove meses de 2019 as matrículas totalizaram 4.370 unidades, o que representou um crescimento do mercado de 8,1 por cento relativamente ao período homólogo de 2018.
MATRICULAS DE AUTOMÓVEIS LIGEIROS DE PASSAGEIROS | ||||||||||
ROM – Representantes Oficiais de Marca | ||||||||||
(Ligeiros de Passageiros e Ambulâncias) | ||||||||||
Setembro | Janeiro – Setembro | |||||||||
Unidades | % | % no Mercado | Unidades | % | % no Mercado | |||||
2019 | 2018 | Var. | 2019 | 2018 | 2019 | 2018 | Var. | 2019 | 2018 | |
Renault | 1909 | 1000 | 90,9 | 13,11 | 7,82 | 23172 | 26026 | -11,0 | 13,32 | 14,25 |
Peugeot | 1462 | 1465 | -0,2 | 10,04 | 11,46 | 18305 | 17967 | 1,9 | 10,52 | 9,83 |
Mercedes-Benz | 1310 | 1245 | 5,2 | 9,00 | 9,74 | 12693 | 12636 | 0,5 | 7,29 | 6,92 |
Fiat | 1004 | 583 | 72,2 | 6,90 | 4,56 | 11732 | 12151 | -3,4 | 6,74 | 6,65 |
Citroën | 843 | 735 | 14,7 | 5,79 | 5,75 | 11545 | 10149 | 13,8 | 6,63 | 5,56 |
BMW | 695 | 1068 | -34,9 | 4,77 | 8,35 | 10104 | 10761 | -6,1 | 5,81 | 5,89 |
Opel | 374 | 699 | -46,5 | 2,57 | 5,47 | 8704 | 10706 | -18,7 | 5,00 | 5,86 |
Seat | 823 | 532 | 54,7 | 5,65 | 4,16 | 8694 | 7905 | 10,0 | 5,00 | 4,33 |
Volkswagen | 756 | 613 | 23,3 | 5,19 | 4,79 | 8280 | 10178 | -18,6 | 4,76 | 5,57 |
Nissan | 691 | 750 | -7,9 | 4,75 | 5,87 | 7962 | 11311 | -29,6 | 4,58 | 6,19 |
Toyota | 678 | 650 | 4,3 | 4,66 | 5,08 | 7483 | 7921 | -5,5 | 4,30 | 4,34 |
Ford | 639 | 507 | 26,0 | 4,39 | 3,97 | 7063 | 7525 | -6,1 | 4,06 | 4,12 |
Dacia | 356 | 274 | 29,9 | 2,45 | 2,14 | 4814 | 4897 | -1,7 | 2,77 | 2,68 |
Hyundai | 387 | 345 | 12,2 | 2,66 | 2,70 | 4727 | 3624 | 30,4 | 2,72 | 1,98 |
Kia | 296 | 338 | -12,4 | 2,03 | 2,64 | 4064 | 4676 | -13,1 | 2,34 | 2,56 |
Volvo | 400 | 368 | 8,7 | 2,75 | 2,88 | 3993 | 3570 | 11,8 | 2,29 | 1,95 |
Audi | 200 | 263 | -24,0 | 1,37 | 2,06 | 2862 | 4237 | -32,5 | 1,64 | 2,32 |
Smart | 245 | 204 | 20,1 | 1,68 | 1,60 | 2504 | 2427 | 3,2 | 1,44 | 1,33 |
Mitsubishi | 103 | 139 | -25,9 | 0,71 | 1,09 | 2472 | 1994 | 24,0 | 1,42 | 1,09 |
MINI | 226 | 237 | -4,6 | 1,55 | 1,85 | 2035 | 2258 | -9,9 | 1,17 | 1,24 |
Mazda | 203 | 187 | 8,6 | 1,39 | 1,46 | 2021 | 1906 | 6,0 | 1,16 | 1,04 |
Tesla* | 293 | n/d | — | 2,01 | — | 1614 | n/d | — | 0,93 | — |
Skoda | 162 | 90 | 80,0 | 1,11 | 0,70 | 1304 | 1347 | -3,2 | 0,75 | 0,74 |
Jeep | 71 | 76 | -6,6 | 0,49 | 0,59 | 1243 | 1207 | 3,0 | 0,71 | 0,66 |
Honda | 109 | 150 | -27,3 | 0,75 | 1,17 | 1148 | 1467 | -21,7 | 0,66 | 0,80 |
Jaguar | 62 | 58 | 6,9 | 0,43 | 0,45 | 664 | 681 | -2,5 | 0,38 | 0,37 |
Alfa Romeo | 24 | 46 | -47,8 | 0,16 | 0,36 | 508 | 989 | -48,6 | 0,29 | 0,54 |
Porsche* | 82 | 1 | 8100,0 | 0,56 | — | 504 | 203 | 148,3 | 0,29 | — |
Land Rover | 33 | 53 | -37,7 | 0,23 | 0,41 | 482 | 595 | -19,0 | 0,28 | 0,33 |
DS | 35 | 27 | 29,6 | 0,24 | 0,21 | 452 | 590 | -23,4 | 0,26 | 0,32 |
Lexus | 40 | 50 | -20,0 | 0,27 | 0,39 | 390 | 434 | -10,1 | 0,22 | 0,24 |
Suzuki | 41 | 26 | 57,7 | 0,28 | 0,20 | 359 | 270 | 33,0 | 0,21 | 0,15 |
Ferrari | 2 | 1 | 100,0 | 0,01 | 0,01 | 21 | 19 | 10,5 | 0,01 | 0,01 |
Alpine | 0 | 0 | — | 0,00 | 0,00 | 21 | 10 | 110,0 | 0,01 | 0,01 |
Iveco | 0 | 0 | — | 0,00 | 0,00 | 21 | 0 | — | 0,01 | 0,00 |
Bentley | 1 | 0 | — | 0,01 | 0,00 | 19 | 13 | 46,2 | 0,01 | 0,01 |
Lamborghini | 2 | 0 | — | 0,01 | 0,00 | 18 | 5 | 260,0 | 0,01 | 0,00 |
Maserati | 1 | 3 | -66,7 | 0,01 | 0,02 | 16 | 34 | -52,9 | 0,01 | 0,02 |
Aston Martin | 0 | 3 | -100,0 | 0,00 | 0,02 | 6 | 6 | 0,0 | 0,00 | 0,00 |
Man | 0 | 0 | — | 0,00 | 0,00 | 5 | 0 | — | 0,00 | 0,00 |
Total | 14 558 | 12 786 | 13,9 | 100,00 | 100,00 | 174 024 | 182 695 | -4,7 | 100,00 | 100,00 |
n/d – Informação não disponível | ||||||||||
* – Não inclui a totalidade das matrículas Porsche nem as matrículas Tesla em 2018. | ||||||||||
Origem: IMT (2018) e AT (2019). | ||||||||||
Fonte: ACAP |
MATRICULAS DE VEÍCULOS LIGEIROS DE MERCADORIAS | ||||||||||
ROM – Representantes Oficiais de Marca | ||||||||||
Setembro | Janeiro – Setembro | |||||||||
Unidades | % | % no Mercado | Unidades | % | % no Mercado | |||||
2019 | 2018 | Var. | 2019 | 2018 | 2019 | 2018 | Var. | 2019 | 2018 | |
Renault | 543 | 434 | 25,1 | 20,04 | 13,82 | 6119 | 5847 | 4,7 | 21,73 | 20,70 |
Peugeot | 516 | 630 | -18,1 | 19,04 | 20,06 | 5472 | 4866 | 12,5 | 19,43 | 17,23 |
Citroën | 386 | 513 | -24,8 | 14,24 | 16,33 | 3662 | 4555 | -19,6 | 13,01 | 16,13 |
Fiat | 320 | 343 | -6,7 | 11,81 | 10,92 | 2892 | 2669 | 8,4 | 10,27 | 9,45 |
Ford | 197 | 266 | -25,9 | 7,27 | 8,47 | 1639 | 2011 | -18,5 | 5,82 | 7,12 |
Opel | 181 | 141 | 28,4 | 6,68 | 4,49 | 1557 | 1296 | 20,1 | 5,53 | 4,59 |
Mercedes-Benz | 91 | 112 | -18,8 | 3,36 | 3,57 | 1275 | 1041 | 22,5 | 4,53 | 3,69 |
Toyota | 135 | 191 | -29,3 | 4,98 | 6,08 | 1032 | 1266 | -18,5 | 3,67 | 4,48 |
Iveco | 77 | 96 | -19,8 | 2,84 | 3,06 | 898 | 1011 | -11,2 | 3,19 | 3,58 |
Mitsubishi | 57 | 126 | -54,8 | 2,10 | 4,01 | 847 | 899 | -5,8 | 3,01 | 3,18 |
Volkswagen | 81 | 91 | -11,0 | 2,99 | 2,90 | 838 | 948 | -11,6 | 2,98 | 3,36 |
Isuzu | 57 | 48 | 18,8 | 2,10 | 1,53 | 563 | 524 | 7,4 | 2,00 | 1,86 |
FUSO | 24 | 52 | -53,8 | 0,89 | 1,66 | 472 | 454 | 4,0 | 1,68 | 1,61 |
Nissan | 35 | 47 | -25,5 | 1,29 | 1,50 | 450 | 344 | 30,8 | 1,60 | 1,22 |
Dacia | 2 | 23 | -91,3 | 0,07 | 0,73 | 219 | 230 | -4,8 | 0,78 | 0,81 |
Jeep | 2 | 0 | — | 0,07 | 0,00 | 98 | 0 | — | 0,35 | 0,00 |
Hyundai | 2 | 18 | -88,9 | 0,07 | 0,57 | 72 | 208 | -65,4 | 0,26 | 0,74 |
MAN | 4 | 8 | -50,0 | 0,15 | 0,25 | 50 | 50 | 0,0 | 0,18 | 0,18 |
Piaggio | 0 | 0 | — | 0,00 | 0,00 | 1 | 0 | — | 0,00 | 0,00 |
Kia | 0 | 2 | -100,0 | 0,00 | 0,06 | 0 | 23 | -100,0 | 0,00 | 0,08 |
Total | 2 710 | 3 141 | -13,7 | 100,00 | 100,00 | 28 156 | 28 242 | -0,3 | 100,00 | 100,00 |
Origem: IMT (2018) e AT (2019). | ||||||||||
Fonte: ACAP |
MATRICULAS DE VEÍCULOS PESADOS | ||||||||||
ROM – Representantes Oficiais de Marca | ||||||||||
Setembro | Janeiro – Setembro | |||||||||
Unidades | % | % no Mercado | Unidades | % | % no Mercado | |||||
2019 | 2018 | Var. | 2019 | 2018 | 2019 | 2018 | Var. | 2019 | 2018 | |
Scania | 234 | 129 | 81,4 | 30,47 | 20,09 | 820 | 709 | 15,7 | 18,76 | 17,53 |
DAF | 310 | 167 | 85,6 | 40,36 | 26,01 | 698 | 584 | 19,5 | 15,97 | 14,44 |
MAN | 34 | 111 | -69,4 | 4,43 | 17,29 | 648 | 496 | 30,6 | 14,83 | 12,27 |
Mercedes-Benz | 67 | 48 | 39,6 | 8,72 | 7,48 | 592 | 574 | 3,1 | 13,55 | 14,19 |
Volvo | 32 | 61 | -47,5 | 4,17 | 9,50 | 487 | 479 | 1,7 | 11,14 | 11,84 |
Renault | 30 | 89 | -66,3 | 3,91 | 13,86 | 460 | 549 | -16,2 | 10,53 | 13,58 |
Iveco | 37 | 24 | 54,2 | 4,82 | 3,74 | 346 | 394 | -12,2 | 7,92 | 9,74 |
Fuso | 11 | 9 | 22,2 | 1,43 | 1,40 | 160 | 138 | 15,9 | 3,66 | 3,41 |
Isuzu | 2 | 2 | 0,0 | 0,26 | 0,31 | 89 | 89 | 0,0 | 2,04 | 2,20 |
Atomic | 4 | 0 | — | 0,52 | 0,00 | 38 | 0 | — | 0,87 | 0,00 |
Caetano | 6 | 0 | — | 0,78 | 0,00 | 16 | 0 | — | 0,37 | 0,00 |
Volkswagen | 0 | 0 | — | 0,00 | 0,00 | 8 | 0 | — | 0,18 | 0,00 |
Opel | 0 | 2 | -100,0 | 0,00 | 0,31 | 4 | 3 | 33,3 | 0,09 | 0,07 |
Setra | 0 | 0 | — | 0,00 | 0,00 | 2 | 1 | 100,0 | 0,05 | 0,02 |
Ford | 0 | 0 | — | 0,00 | 0,00 | 1 | 8 | -87,5 | 0,02 | 0,20 |
Fiat | 1 | 0 | — | 0,13 | 0,00 | 1 | 2 | -50,0 | 0,02 | 0,05 |
Neoplan | 0 | 0 | — | 0,00 | 0,00 | 0 | 10 | -100,0 | 0,00 | 0,25 |
MAN-VW | 0 | 0 | — | 0,00 | 0,00 | 0 | 8 | -100,0 | 0,00 | 0,20 |
Total | 768 | 642 | 19,6 | 100,00 | 100,00 | 4 370 | 4 044 | 8,1 | 100,00 | 100,00 |
Origem: IMT (2018) e AT (2019). | ||||||||||
Fonte: ACAP |
MATRICULAS DE VEÍCULOS PESADOS DE MERCADORIAS | ||||||||||
ROM – Representantes Oficiais de Marca | ||||||||||
Setembro | Janeiro – Setembro | |||||||||
Unidades | % | % no Mercado | Unidades | % | % no Mercado | |||||
2019 | 2018 | Var. | 2019 | 2018 | 2019 | 2018 | Var. | 2019 | 2018 | |
Scania | 234 | 127 | 84,3 | 31,88 | 22,20 | 790 | 674 | 17,2 | 20,49 | 18,26 |
DAF | 310 | 167 | 85,6 | 42,23 | 29,20 | 698 | 584 | 19,5 | 18,11 | 15,82 |
Mercedes-Benz | 66 | 45 | 46,7 | 8,99 | 7,87 | 513 | 506 | 1,4 | 13,31 | 13,71 |
Volvo | 32 | 58 | -44,8 | 4,36 | 10,14 | 462 | 453 | 2,0 | 11,98 | 12,27 |
Renault | 30 | 87 | -65,5 | 4,09 | 15,21 | 441 | 516 | -14,5 | 11,44 | 13,98 |
MAN | 19 | 60 | -68,3 | 2,59 | 10,49 | 399 | 371 | 7,5 | 10,35 | 10,05 |
Iveco | 29 | 17 | 70,6 | 3,95 | 2,97 | 294 | 350 | -16,0 | 7,63 | 9,48 |
Fuso | 11 | 9 | 22,2 | 1,50 | 1,57 | 160 | 138 | 15,9 | 4,15 | 3,74 |
Isuzu | 2 | 2 | 0,0 | 0,27 | 0,35 | 89 | 89 | 0,0 | 2,31 | 2,41 |
Volkswagen | 0 | 0 | — | 0,00 | 0,00 | 8 | 0 | — | 0,21 | 0,00 |
Fiat | 1 | 0 | — | 0,14 | 0,00 | 1 | 2 | -50,0 | 0,03 | 0,05 |
MAN-VW | 0 | 0 | — | 0,00 | 0,00 | 0 | 8 | -100,0 | 0,00 | 0,22 |
Total | 734 | 572 | 28,3 | 100,00 | 100,00 | 3 855 | 3 691 | 4,4 | 100,00 | 100,00 |
MATRICULAS DE VEÍCULOS PESADOS DE PASSAGEIROS | ||||||||||
ROM – Representantes Oficiais de Marca | ||||||||||
Setembro | Janeiro – Setembro | |||||||||
Unidades | % | % no Mercado | Unidades | % | % no Mercado | |||||
2019 | 2018 | Var. | 2019 | 2018 | 2019 | 2018 | Var. | 2019 | 2018 | |
MAN | 15 | 51 | -70,6 | 44,12 | 72,86 | 239 | 125 | 91,2 | 46,41 | 35,41 |
Mercedes-Benz | 1 | 3 | -66,7 | 2,94 | 4,29 | 92 | 68 | 35,3 | 17,86 | 19,26 |
Iveco | 8 | 7 | 14,3 | 23,53 | 10,00 | 45 | 44 | 2,3 | 8,74 | 12,46 |
Atomic | 4 | 0 | — | 11,76 | 0,00 | 38 | 0 | — | 7,38 | 0,00 |
Scania | 0 | 2 | -100,0 | 0,00 | 2,86 | 30 | 35 | -14,3 | 5,83 | 9,92 |
Volvo | 0 | 3 | -100,0 | 0,00 | 4,29 | 25 | 26 | -3,8 | 4,85 | 7,37 |
Renault | 0 | 2 | -100,0 | 0,00 | 2,86 | 23 | 33 | -30,3 | 4,47 | 9,35 |
Caetano | 6 | 0 | — | 17,65 | 0,00 | 16 | 0 | — | 3,11 | 0,00 |
Opel | 0 | 2 | -100,0 | 0,00 | 2,86 | 4 | 3 | 33,3 | 0,78 | 0,85 |
Setra | 0 | 0 | — | 0,00 | 0,00 | 2 | 1 | 100,0 | 0,39 | 0,28 |
Ford | 0 | 0 | — | 0,00 | 0,00 | 1 | 8 | -87,5 | 0,19 | 2,27 |
Neoplan | 0 | 0 | — | 0,00 | 0,00 | 0 | 10 | -100,0 | 0,00 | 2,83 |
Total | 34 | 70 | -51,4 | 100,00 | 100,00 | 515 | 353 | 45,9 | 100,00 | 100,00 |
Origem: IMT (2018) e AT (2019). | ||||||||||
Fonte: ACAP |