A Shell anunciou no final do mês de fevereiro que vai disponibilizar para os seus clientes uma portfólio de lubrificantes neutros em carbono, quer na linha para veículos ligeiros, quer para aplicações industriais. Com esta introdução a Shell pretende compensar 700,000 toneladas de emissões de CO2e por ano.
Os lubrificantes neutros em carbono da Shell estarão disponíveis nos principais mercados da Europa, Ásia-Pacífico, Oriente Médio e América do Norte. A Shell compensará as emissões de um conjunto de lubrificantes sintéticos avançados nesses mercados, presentes na gama Shell Helix para automóveis ligeiros; na Shell Rimula para motores de veículos pesados e uma ampla gama de lubrificantes premium da indústria, incluindo Shell Omala no setor eólico, Shell Mysella para o sector da energia, a linha de produtos de rótulo ecológico “Shell Naturelle” e a linha de massas Shell Gadus.
A Spinerg, Macro Distribuidora dos Lubrificantes Shell em Portugal, disponibiliza este portfolio de lubrificantes neutros em carbono para o nosso mercado, respondendo às necessidades de sustentabilidade dos seus clientes da área automotive e industriais. Ser representante da marca líder mundial no mercado de lubrificantes, permite à Spinerg ter acesso a este porttfólio e know how, que representa uma forma pioneira de estar no mercado e abordar temas críticos para os nossos clientes e para a sociedade.
Com este programa de neutralidade carbónica dos lubrificantes Shell, concretiza-se uma ambição com acções concretas. “A Spinerg vai ajudar os clientes a reduzirem a sua pegada de CO2, juntando ao nosso programa “Total Cost of Ownership”, um portfolio neutro em carbono. Cada vez mais, os clientes vão ter preocupações sobre a sustentabilidade da sua operação, que em breve será cada vez mais regulamentada. A Spinerg, em conjunto com a Shell, está a dar o primeiro passo nesse caminho que todos nós vamos ter que percorrer” – refere José Cid Proença Director Geral da Spinerg.
REDUÇÃO DO IMPACTO AMBIENTE
A Shell pretende, com esta novidade, que as emissões anuais de mais de 200 milhões de litros de lubrificantes sintéticos, possam ser compensadas, evitando 700,000 toneladas de emissões dióxido de carbono equivalente por ano (CO2e), o que equivale a retirar 340,000 automóveis da estrada num ano.
“A Shell estabeleceu a meta de se tornar um negócio de energia de emissões zero até 2050, a par com a sociedade e os nossos clientes,” referiu Carlos Maurer, Vice Presidente Executivo da Global Commercial na Shell. “Sabemos que os nossos clientes estão procurar maneiras de reduzir sua pegada de carbono e, como o fornecedor líder mundial de lubrificantes, temos um papel importante a desempenhar. É por isso que tenho o prazer de anunciar o maior programa de neutralidade carbónica na indústria de lubrificantes, que compensa as emissões de carbono existentes durante ciclo de vida completo dos nossos produtos. A partir de hoje, os nossos consumidores, transportadores comerciais e clientes industriais podem beneficiar de um melhor desempenho do motor, de maior eficiência e economia de combustível, com produtos neutros em carbono.”
Isso representa um marco importante na estratégia que a Shell Lubricants tem vindo a desenvolver ao longo dos últimos anos, no sentido de ajudar os clientes a gerir as suas necessidades de sustentabilidade e, em paralelo, também representa um momento crucial na sua ambição de reduzir a intensidade de carbono dos seus produtos, evitando, reduzindo e compensando as emissões. Desde 2016, a Shell reduziu a intensidade de carbono na fabricação de lubrificantes em mais de 30%, com mais de 50% da eletricidade usada nas suas fábricas de blending de lubrificantes a virem de fontes renováveis. A Shell também está a reduzir o desperdício de embalagens de produtos lubrificantes em grande escala, aumentando o uso de materiais reciclados e explorando soluções de embalagem mais sustentáveis nas suas cadeias de fornecimento.
Embora as medidas para evitar e reduzir as emissões ofereçam a melhor solução para as emissões no longo prazo, até que estas sejam implementadas em escala, os programas de compensação de carbono fornecem uma solução imediata para equilibrar as emissões de CO2e em todo o portfólio e cadeia de valor da Shell. Os projectos globais da Shell de créditos de carbono com base na natureza compensarão as emissões de CO2e de todo o ciclo de vida desses produtos, incluindo as matérias-primas, embalagem, produção, distribuição, utilização pelo cliente e fim da vida do produto.