O Smart Vehicle Protector da Targa Telematics, solução tecnológica baseada em Inteligência Artificial e caracterizada por funcionalidades preditivas, reduziu 30% no furto de veículos em 2023.
De acordo com as estatísticas obtidas a partir dos dados recolhidos pela rede de Centros Operacionais da Targa Telematics e da Viasat, ao longo do ano de 2023, a incidência de furtos nas frotas com veículos monitorizados de idade inferior a 5 anos – totalizando mais de 1 milhão de veículos – foi reduzida em mais de 30%.
A menor incidência de furtos deve-se principalmente à atividade preventiva realizada graças às soluções tecnológicas da Targa Telematics e da Viasat, que permitem identificar um elevado número de situações consideradas de risco de furto, através do desenvolvimento de algoritmos de Inteligência Artificial e Aprendizagem Automática, com base na recolha de dados e no know-how consolidado ao longo de 20 anos de atividade neste setor, e nas ações tomadas de forma proativa, mesmo dias antes da ocorrência do evento.
A adoção de Smart Vehicle Protector oferece benefícios tangíveis aos clientes: para uma frota de cerca de 100 mil veículos, estima-se uma poupança de cerca de 7 milhões de euros* ao não ser necessário substituir os veículos roubados; um custo de reparação mais baixo nos veículos recuperados rapidamente (por vezes, mesmo antes da denúncia do cliente), quantificável em cerca de 475 000 €**, e, por último, mas não menos importante, um maior número de fraudes detetadas, o que permite aos clientes dispor de mais informações e elaborar um índice sobre a fiabilidade de quem aluga uma viatura.
“Colocamos à disposição dos nossos clientes um serviço completo de proteção de ativos”, afirmou Tiago Elias, Country Manager da Targa Telematics em Portugal. “Com a nossa longa experiência com clientes de grandes frotas como, por exemplo, empresas de aluguer, mas não só, adquirimos competências consideráveis neste setor e criámos padrões de comportamento que são constantemente atualizados através do desenvolvimento de algoritmos de Inteligência Artificial e de Aprendizagem Automática, que nos permitem construir numerosos modelos de risco, cruzando vários tipos de dados pontuais e contextuais, a fim de podermos intervir de forma preventiva para evitar o roubo”.
Os mesmos componentes de hardware instalados a bordo executam em simultâneo uma vasta gama de funções, integrando a prevenção de furto com uma variedade de serviços concebidos para otimizar os processos operativos das empresas. Permitem também às empresas diversificar e inovar as suas ofertas de mercado através de contratos cada vez mais sofisticados e personalizados, e adaptados às necessidades específicas dos clientes finais.