No decorrer do Fórum Customer Service Mercedes-Benz Portugal 2022, a Sociedade Comercial C. Santos recebeu o prémio de Melhor Oficina Mercedes-Benz de Comerciais Ligeiros em Portugal.
Esta importante distinção é atribuída no âmbito do Caminho das Estrelas, programa que o importador promove entre as oficinas autorizadas Mercedes-Benz em Portugal com o objetivo de distinguir o melhor desempenho no desenvolvimento do negócio após-venda. Esse desempenho é medido através da avaliação de diversos indicadores do negócio, incluindo o índice de satisfação dos clientes.
Para além do prémio de Melhor Oficina Mercedes-Benz de Comerciais Ligeiros em Portugal, foi também atribuído à Sociedade Comercial C. Santos no Fórum Customer Service Mercedes-Benz Portugal 2022, uma menção honrosa pela performance na comercialização de contratos de serviço, para além de outros prémios de referência em outras áreas do após-venda.
Cultura orientada para o cliente
O diretor de Customer Services da Sociedade Comercial C. Santos, Vítor Ferreira, explica que a satisfação de clientes guia diariamente todos os profissionais da empresa e que essa postura é o grande fator para a distinção como Melhor Oficina Mercedes-Benz de Comerciais Ligeiros em Portugal. “O serviço após-venda é uma das imagens de marca da Sociedade Comercial C. Santos. Há uma aposta e um investimento fortíssimos nesta área, na procura dos melhores recursos, com mais e melhor formação, processos e parceiros e, com muito esforço da nossa equipa, isso tem-se refletido no reconhecimento pelo mercado”.
Eduardo Brito, responsável após-venda de comerciais ligeiros e colisão da Sociedade Comercial C. Santos, também não esconde o orgulho pela distinção. “Há uma cultura de excelência e uma orientação bem vincada para a satisfação do cliente na Sociedade Comercial C. Santos. É essa forma de encarar o dia a dia que tentamos transmitir a todos os colaboradores que direta ou indiretamente contribuem para o desempenho da nossa atividade. É essa cultura que fazemos questão de passar a toda a equipa, desde os mais experientes ao mais recentes na organização. Entendemos que os resultados são o reflexo dessa dedicação. É para nós muito gratificante ter o retorno e o reconhecimento desta aposta”.
2022 ultrapassa resultados pré-pandemia
O após-venda da Sociedade Comercial C. Santos conta com cerca de 160 profissionais (a empresa conta com um total próximo de 350 colaboradores). A oficina de veículos comerciais ligeiros tem uma equipa de 20 pessoas que presta serviços de assistência exclusiva para esta gama, com uma média diária superior a 10 viaturas.
O após-venda do representante Mercedes-Benz assistiu em 2021 um total de 2315 veículos comerciais ligeiras (uma média diária de 9,3 veículos), um volume 10,5% superior de 2020. Esse ano, que foi o pico dos confinamentos devido à pandemia de Covid-19, encerrou com 2094 veículos comerciais ligeiros assistidos na empresa (média diária de 8,4 viaturas), uma quebra de 22,4% em relação a 2019.
O ano em curso já é superior ao de pré-pandemia em volume de negócio. Até outubro de 2022, foram assistidas 2407 viaturas na oficina de veículos comerciais ligeiros da Sociedade Comercial C. Santos. Esse volume não só é superior a todo o ano passado, como dá indicadores de que a marca de 2700 veículos comerciais ligeiros de 2019 pode ser ultrapassada, já que naquele ano a média diária de viaturas assistidas foi de 10,9. Este ano, essa média vai em 11,6 veículos comerciais ligeiros por dia.
VIATURAS COMERCIAIS LIGEIRAS ASSISTIDAS
Ano Volume Viaturas/dia
2019 2700 10,9
2020 2094 8,4
2021 2315 9,3
2022* 2407 11,6
*até outubro