A Sociedade Comercial C. Santos, através da SocAdvice, iniciativa de curtos vídeos com conselhos úteis de após-venda, deixa alguns conselhos para perceber o estado dos travões dos veículos.
O vídeo é apresentado por Nuno Pinheiro, especialista do após-venda do concessionário Mercedes-Benz e Smart. “Dificilmente haverá um componente tão importante para o funcionamento e segurança de um automóvel como o sistema de travagem. Graças a uma rede de mecanismo mecânicos, hidráulicos e eletrónicos, os automóveis podem parar no mais curto espaço possível, em segurança. Os sistemas de segurança ativa e de apoio à condução (como por exemplo controlo de estabilidade, assistência à travagem ativa e o sistema de prevenção de colisão, entre outros) exigem muito dos componentes do sistema de travagem. Apesar da viatura alertar o utilizador para a necessidade de substituir as pastilhas de travão, existem outros componentes que requerem verificação sistemática e regular por um técnico. Há, além disso, sinais de que devemos ir com a maior urgência à oficina, aos quais o condutor pode estar atento. Desde logo, uma luz avisadora no painel de instrumentos do automóvel”, explica a Sociedade Comercial C. Santos em comunicado.
Medições rigorosas
Outros sinais são a firmeza do pedal do travão ser maior ou menor do que o habitual, a existência de ruídos estranhos no processo de travagem ou uma vibração no pedal de travão. Por fim, se a travagem do veículo deixar de ser uniforme e o carro tiver tendência a dar “guinadas”, é outro sinal de aviso. O bom estado dos travões é fortemente influenciado pelo tipo de condução. Quanto mais defensiva e previdente é a condução, maior é a longevidade destes componentes. Porém, independentemente do tipo de condutor, importa que seja feita a verificação periódica por uma especialista da oficina autorizada do sistema de óleo dos travões, bem como de pastilhas e discos. Em cada revisão, os técnicos da oficina autorizada medem com rigor os componentes do sistema de travagem do automóvel, assegurando, assim, o seu funcionamento e eficácia.
Manutenção
Os automóveis, como todos os bens que temos de necessidade de utilizar no nosso dia a dia, têm tanto melhor funcionamento quanto melhor é o seu uso e manutenção. Isso é sinónimo de maior tempo de vida útil, menos avarias, melhor desempenho ambiental e, mais importante de tudo, mais segurança rodoviária.
O programa SocAdvice surge neste âmbito e propõe-se partilhar alguns conselhos úteis de após-venda nas redes sociais da Sociedade Comercial C. Santos. Estas dicas são publicadas periodicamente nas plataformas digitais (Blog, YouTube, Facebook, Instagram e Twitter) em que o concessionário tem presença. Pode consultar aqui todos os episódios da SocAdvice.
Mais informações em www.soccsantos.pt