Como há muito anos já era sua intenção, a Sodicor inaugurou recentemente, em Leiria, as suas novas instalações, que representam também a dinâmica empresarial do Grupo Autoflex, ao qual pertence a 100%.
Com quase quatro décadas de história no negócio das tintas, a Sodicor encontra-se nesta altura numa fase completamente distinta. A empresa foi adquirida pelo Grupo Autoflex, pouco antes da pandemia, pelo que os dois anos seguintes foram de manutenção da atividade da Sodicor, mas vindo esse período aceleraram-se os investimentos, que de alguma forma já estavam previstos e que tinham como objetivo fazer crescer o Grupo com aquilo a Sodicor tinha de melhor: os clientes e os colaboradores.
No início de 2022, com a aquisição de um novo espaço, foram iniciadas as obras em tempo recorde e pouco mais de meio ano foram construídas umas novas instalações. “A Sodicor é para continuar no mercado com o nome Sodicor, permitindo à empresa, com este investimento, continuar a mandar nas tintas da reparação automóvel no distrito de Leiria”, disse Manuel Silva, administrador do grupo Autoflex, no discurso de inauguração, reforçando que “a Sodicor é uma empresa de sucesso e foi esse sucesso que motivou o Grupo Autoflex a investir em Leiria”.
AGILIDADE
No entender de Manuel Silva, este investimento numas novas instalações da Sodicor, deve-se ao facto de que “as empresas têm de ser ágeis e as suas operações devem ser o mais concentradas possível. As anteriores instalações da Sodicor eram pouco operacionais e traziam custos financeiros acrescidos e, por isso, era necessário dar um passo em frente, que aliás já era intenção da anterior gestão da empresa”.
A entrada do Grupo Autoflex no capital da Sodicor trouxe duas importantes mais valias: “por um lado uma outra capacidade negocial com banca, fruto da solidez que o grupo tem e, por outro, trouxe à Sodicor o conhecimento e o alargado leque de produtos que a Autoflex já tinha no resto do país, como é o caso da nossa marca própria CarQ, os spray´s da SpayMax, as tintas Kensay, entre outros produtos”, afirmou Manuel Silva, acrescentando também que “trouxemos para a Sodicor conhecimento e domínio técnico da repintura, já que temos fábrica de tintas e laboratórios. Para os nossos clientes, todos estes fatores são uma grande mais-valia, pois temos o domínio do assunto desde a produção até à aplicação, seja no setor automóvel, seja na indústria”.
Reforçando que a Sodicor tem uma excelente carteira de clientes e uma equipa experiente e muito profissional, Manuel Silva considera que “agora bebendo do espírito do Grupo Autoflex, consideramos que a Sodicor tem todas as razões para poder crescer ainda mais, pois não só tem acesso a uma gama mais competitiva de produtos, como estará no mercado de uma forma mais competitiva”.
Neste momento o Grupo Autoflex é um conjunto de empresas, que abrangem uma enorme área geográfica do território português, que permitem a esta empresa comercializar os seus produtos em Viana do Castelo, Braga, Aveiro, Porto (parte sul do distrito), Coimbra, Leiria, Madeira, Guarda, Castelo Branco e Santarém. “Neste momento, no litoral do país, só não temos o distrito do Porto. Somos um grupo de 8 empresas, com 15 pontos de vendas e neste momento somos o maior retalhista de tintas em Portugal”, afirma Manuel Silva, que diz que “estamos disponíveis para continuar a crescer, mas fazendo-o de uma forma muito cuidadosa e sempre com passos seguros. Percebemos as tendências que existem no mercado, com a concentração das operações, e como tal temos que ter escala no nosso negócio estando mais preparados para as transformações que estão a acontecer”.
Reforçando que a reparação automóvel evoluiu mais nos últimos seis anos do que o tinha
feito nos quarenta anos anteriores, Manuel Silva diz que os desafios que são colocados a este setor são enormes e, por isso, todos estes investimentos, como o agora feito na Sodicor numas instalações de 2.000 m2, permitem preparar o Grupo Autoflex para o futuro
Artigo publicado na REVISTA PÓS-VENDA 91, de abril de 2023. Consulte aqui a edição.