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Solera / Autodata: Completar portfólio de produtos

13 Outubro, 2023

A famosa plataforma de dados técnicos Autodata atravessa uma nova fase na sua distribuição em Portugal para as oficinas, com a empresa que a adquiriu há três anos, a Solera, a assumir também essa responsabilidade no nosso país.

O Autodata é uma plataforma de dados técnicos, nascida em 1972, em Inglaterra, que migrou a sua informação, ao longo de todos estes anos, dos manuais em papel, muitos dirigidos para o “faça você mesmo”, para o digital, concentrando-se exclusivamente nos profissionais da reparação e manutenção automóvel. Em 2015 dá-se um importante passo no Autodata, com a migração de todos os clientes para a versão online que atualmente conhecemos. Em 2017, dá-se outro importante movimento com o Autodata, quando a Solera decide adquirir esta plataforma, empresa que nessa altura já detinha também a não menos conhecida Audatex (plataforma de orçamentação para o setor da colisão).

“Havia uma clara necessidade de fechar ciclos”, diz Timóteo Xavier, Key Account Manager da Solera, explicando que a empresa já tinha uma solução de orçamentação (Audatex) e uma outra solução de encomenda e monitorização da entrega das peças (Inpart), mas “faltava-nos uma solução de dados técnicos. Agora com o Autodata conseguimos fechar este ciclo. Desta forma conseguimos completar o nosso portfólio de soluções”.

Numa lógica de oficina multimarca, que trabalha com diversas marcas e diversos modelos de automóveis, a filosofia que está inerente a esta integração das soluções da Solera é apenas uma, “qualquer que seja o veículo em que o mecânico esteja a trabalhar a filosofia de acesso à informação que se pretende é sempre a mesma”, refere Timóteo Xavier, dizendo que “isso é uma enorme vantagem, já que simplifica muito o processo de acesso à informação, pois o mecânico acede a uma solução e não a diferentes portais com diferentes modelos de acesso à informação”. Diga-se que, tal como acontece com o Audatex, também o Autodata tem uma cobertura do parque circulante de 99%, o que garante uma enorme atualização da informação técnica disponível.

DISTRIBUIÇÃO
Desde que adquiriu o Autodata, em 2017, a Solera nunca interferiu nos contratos de distribuição desta solução, pelo que deixou que os mesmos corressem até ao seu final. Por isso, neste momento em Portugal existem dois distribuidores oficiais do Autodata: a Solera e a Car Academy.

“Como distribuidores do Autodata analisamos esta oportunidade como uma forma de ter ofertas integradas para os nossos clientes, isto é, o próprio cliente sabe que passa a ter no mesmo parceiro um lote de soluções que lhes dá acesso ao apoio técnico, a que tenham uma maior facilidade logística e ainda a melhores condições comerciais”, revela o responsável da Solera.

O modelo de distribuição do Autodata em Portugal para as oficinas, por parte da Solera, vai seguir o modelo que a empresa já tem para o Audatex, através de uma equipa comercial capacitada para dar resposta por qualquer via (presencial, por telefone, email ou outra). A divulgação do Autodata será feita através de campanhas comerciais e publicidade, mas também através de parcerias com diferentes entidades, como já acontece com a ANECRA. O Autodata manterá a sua lógica de pacotes definidos pela qualidade e especialização da informação, mas também pelo número de utilizadores por oficina.

“Mais de 90% das oficinas escolhem o Autodata com o nível mais elevado em termos de especificações técnicas, aliás, como acontece com as nossas outras soluções que disponibilizamos ao mercado. Dentro dos pacotes disponíveis conseguimos que a maioria das oficinas independentes possam aceder ao Autodata, aliás muitas delas já conhecem esta plataforma”, afirma Timóteo Xavier.

A Solera tem já disponível um serviço helpdesk, igualmente transversal a todos os produtos da empresa, que permitirá aos clientes (atuais e novos), prestar todo o tipo de apoio técnico e logístico aos clientes.

EVOLUIR O AUTODATA
Sendo um player recente na comercialização do Autodata em Portugal, a Solera, pretende vir a desenvolver algumas melhorias nesta solução. Uma delas, a introduzir o mais breve possível, é a pesquisa por matrícula, que a Solera já tem disponível nas outras soluções. Igualmente em desenvolvimento no Autodata estão as informações técnicas relacionadas com o sistema ADAS, até porque entende a Solera que é uma componente técnica cada vez mais importante, que está presente nos carros mais atuais e que as oficinas procuram cada vez mais. O Autodata renasce assim no mercado nacional por via da Solera ficando esta responsável por ultrapassar algumas adversidades que se vinham sentindo nos últimos meses ao nível de clientes.

SOLERA / AUTODATA
Timóteo Xavier
217 232 800
www.solera.pt

Artigo publicado na REVISTA PÓS-VENDA 91, de abril de 2023. Consulte aqui a edição.

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