A solução de diagnóstico de bateria Mahle E-Health Charge acaba de ser lançada o mercado Europeu por parte da Mahle Aftermarket.
O E-HEALTH Charge fornece relatórios sobre o estado de saúde e desempenho das baterias de alta tensão dos veículos elétricos. Com um tempo máximo de funcionamento de 15 minutos, este sistema representa a tecnologia de diagnóstico de bateria estática mais rápida do mercado.
O sistema de diagnóstico – composto pelo carregador de bateria E-CHARGE 20 e pelo aplicativo E-HEALTH – combina carregamento e diagnóstico de bateria em um único fluxo de trabalho. O processo funciona independentemente da marca e modelo. O E-HEALTH Charge também pode ser usado apenas como carregador DC, além da função de diagnóstico. Graças ao processo automatizado, o sistema não requer conhecimento prévio da equipa de atendimento.
Esta nova solução – desenvolvida pela divisão de serviços e peças da Mahle – pretende oferecer às agências de inspeção, operadores de frotas e oficinas um maior grau de transparência na determinação da qualidade da bateria e do valor do veículo. Isto deve-se ao facto de o maior factor de custo dos veículos eléctricos – historicamente difícil de avaliar, pois é influenciado por numerosos factores externos – ser a esperança de vida da bateria de alta tensão.
Um componente do sistema E-HEALTH Charge é o dispositivo de carregamento de bateria E-CHARGE 20. Com uma potência de 20 kW, este dispositivo pode – independentemente da função de diagnóstico – também servir como carregador totalmente funcional para veículos elétricos.
Para a avaliação dos dados – coletados tanto do dispositivo de carregamento quanto da porta OBD do veículo – a MAHLE trabalha em cooperação com a volytica diagnostics. O especialista em baterias carrega os dados para uma nuvem segura, analisa os valores relativos aos das baterias do mesmo tipo e, finalmente, compara os resultados com a capacidade original do modelo do veículo.