Focada nas soluções para a limpeza urbana, a SOMA dinamiza também uma forte atividade pós-venda de manutenção e reparação de veículos para essa atividade, que resulta agora numa novidade chamada Elos Serviços.
Com mais de cinco décadas de atividade, em 2015 a SOMA saiu da esfera do Grupo NORS, mas há mais de 30 anos que trabalha na montagem de viaturas de recolha de resíduos. Nessa altura começou pela construção desse tipo de viaturas e com o passar dos anos foi desenvolvendo soluções próprias, mas também adicionando um conjunto de representações. Atualmente a empresa disponibiliza todas as soluções para a área da limpeza urbana, diz Fernando Oliveira, gerente da SOMA, profissional que está na empresa há mais de duas décadas, reforçando que “quando falamos em soluções, estamos a referir equipamentos com e sem chassis, serviços, onde se inclui o pós-venda, e sistema de gestão inteligente, que fecha toda a cadeia de valor que disponibilizamos para os nossos clientes”.
O responsável da SOMA vai mesmo mais longe nas suas afirmações e diz que as soluções que a empresa disponibiliza “visam alterar o paradigma da atual recolha de resíduos que existe em Portugal, isto é, disponibilizamos sistemas automáticos em que um só operador pode fazer a recolha dos resíduos”.
Para além destas soluções mais disruptivas, a SOMA disponibiliza também uma série de soluções mais tradicionais, embora também elas tecnologicamente mais avançadas. Um desses casos são os elevadores automáticos de contentores da Zoeller, que a SOMA representa para Portugal, que permitem agilizar a operação de recolha de resíduos. A gama de produtos que a SOMA disponibiliza é muito vasta (ver caixa), onde já estão incluídos os veículos elétricos para o mesmo fim, que “é uma área de negócio onde temos vindo a apostar muito ao nível da limpeza urbana e que tem um grande potencial de crescimento por serem menos ruidosos e não terem emissões poluentes, no qual disponibilizamos equipamentos para lavagem, recolha e varredura”.
Um dos aspetos diferenciadores da SOMA é a incorporação de mão-de-obra portuguesa ao nível da montagem dos equipamentos. Tal permite uma maior agilidade nas entregas dos equipamentos (maior rapidez que a fábrica), bem como desta forma se alcança um enorme know-how técnico nos equipamentos que estão a ser montados, que “permite que os mesmos estejam de acordo com as necessidades específicas de cada cliente”, refere Fernando Oliveira. Esta situação permite também que a SOMA consiga dar uma resposta mais efetiva ao nível do pós-venda dos equipamentos que monta e comercializa.
Elos Serviços
Para a SOMA, de acordo com Fernando Oliveira, o pós-venda é muito importante.
De tal forma é importante e estratégico, que a empresa acaba de apresentar um novo projeto a este nível, a Elos Serviços. “Decidimos que queremos estar ainda mais próximo do cliente”, refere o mesmo responsável, explicando que com as parcerias que a empresa detém, muitas vezes perde-se o contato direto com o cliente. Dessa forma, a empresa vai inaugurar o conceito Elos Serviços (que é uma marca e uma empresa), sendo um género de rede de oficinas, iniciando uma em Alfena e outra junto às atuais instalações da SOMA (Ovar), que passam a ter uma imagem própria e todo o tipo de serviços pós-venda que a empresa já realiza.
“Até ao momento apenas assistíamos os equipamentos SOMA e/ou que tinham sido comercializados por nós. Com este tipo de estrutura técnica vamos querer ir mais além, dando assistência a um vasto conjunto de equipamentos, de outras marcas, para os quais reconhecemos que temos competências técnicas para o fazer, mantendo o nosso ADN”, esclarece o responsável técnico da SOMA.
Já no mês de fevereiro as oficinas da Elos Serviços iniciarão a sua atividade, sobretudo a instalação de Alfena que é totalmente nova. “Os clientes que tenham equipamentos SOMA continuarão a ser assistidos ao nível do pós-venda pela SOMA, enquanto a Elos Serviços estará aberta ao mercado, mas também a clientes SOMA que tenham outro tipo de equipamentos.
Outra atividade muito importante, associada ao pós-venda, é o negócio de peças originais, que é bastante representativa, que serve não só para as próprias oficinas, mas também para as oficinas dos clientes e oficinas que trabalham em parceria com a SOMA. “Fazemos um investimento muito elevado nesta área como forma de atender rapidamente as nossas necessidades e dos clientes, como temos acordos com os nossos parceiros que nos permitem ter peças, que não temos em stock, com prazos de resposta muito curtos”, explica o diretor técnico da SOMA.
No caso da Elos Serviços, também irá comercializar peças originais dos equipamentos que a SOMA comercializa, estando ainda prevista a comercialização de peças aftermarket, dando dessa forma uma resposta mais efetiva ao que algum tipo de mercado procura.
Assistência móvel
Para além das oficinas que dispõe, outra das valências da SOMA são as quatro carrinhas de assistência técnica dedicadas ao pós-venda. “Há mais de 15 anos que temos um gestor de oficina que é a primeira linha de contato com o cliente em termos de assistência. Existe uma primeira triagem que é feita via telefone sempre que o cliente tem um problema com um equipamento e, muitas vezes, o problema fica resolvido com esse contato quando são de resolução simples”, explica Fernando Oliveira. Quando os problemas são mais complexos, essa triagem serve para que o técnico, que se desloca numa dessas carrinhas de assistência ao cliente, leve consigo tudo o que é necessário para resolver o problema no equipamento do cliente.
Muito importante na sua atividade é a implementação de contratos de manutenção, que tem vindo a ser a solução para empresas “mais maduras”, diz Fernando Oliveira, que reconhece muitas vantagens neste tipo de solução para os clientes, embora diga “que ainda existe um longo caminho a fazer nesta área. Quando as empresas fazem contas, percebem as vantagens dos contratos de manutenção, pois permite manter o veículo sempre nas melhores condições técnicas durante mais anos”. Refira-se que os contratos de manutenção tem ainda associada a garantia de peças (colocadas à consignação na casa do cliente), que promovem a mobilidade do equipamento.
Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 37 de dezembro 2021/ janeiro 2022. Consulte aqui a edição.