A Sonax está a celebrar o seu 70.º aniversário.
Ainda a República Federal da Alemanha mal tinha sido fundada e já os proprietários de automóveis alemães estavam a dar um bom brilho às suas peças premiadas com os produtos de cuidado automóvel da Sonax. Como pioneira no desenvolvimento e produção de produtos de cuidado automóvel, a então empresa familiar, Franz Hoffmann & Söhne KG, sediada em Neuburg, trouxe pela primeira vez produtos para o mercado sob a marca “Sonax” em 1950. No 70º ano da sua existência, a empresa agora conhecida como Sonax GmbH, assumiu com sucesso os desafios especiais da crise e está presente no apoio aos seus parceiros e clientes retalhistas.
“Stay home” – foi o lema que o proprietário e director geral da empresa Manfred Hoffmann anunciou no início do ano de aniversário. Esta e muitas outras medidas de protecção da saúde permitiram à empresa sediada em Neuburg an der Donau continuar a sua bem sucedida viagem através da crise. O motor do sucesso continua a ser a gama de produtos de alto desempenho: incluindo produtos de tratamento de pintura, produtos de limpeza manual interior e exterior e produtos de tratamento para o inverno. Com produtos para utilização na lavagem de automóveis, para serviços profissionais de car valeting, cuidado de veículos utilitários e uma vasta gama de aplicações industriais e comerciais, a empresa é agora mais diversificada do que, praticamente, qualquer outro fabricante no mercado.
A Sonax GmbH é o ramo com maior rotatividade do Grupo Hoffmann. O grupo de empresas inclui, também, a Hoffmann Mineral GmbH, que continua a extrair e processar sílica de Neuburg, bem como a Duro Druck GmbH, com uma operação muito bem-sucedida no mercado da impressão de etiquetas.
A direcção da Sonax GmbH tomou uma decisão comercial clarividente no início do seu ano do seu aniversário ao mudar parte das suas operações para a produção de desinfectante de mãos. Devido à sua experiência na produção de agentes de limpeza, a empresa de Neuburg conseguiu disponibilizar, em pouco tempo, um produto que cumpria as especificações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Um produto urgentemente necessário para as organizações públicas e instituições médicas e sociais.
Graças a instalações de produção de última geração e matérias-primas disponíveis, a Sonax conseguiu colmatar muito rapidamente estas lacunas de abastecimento em organizações regionais e nacionais. O desinfectante de mãos está também disponível através dos canais de distribuição clássicos para todos os clientes retalhistas em embalagens com tamanhos que variam entre os 50 mililitros a 25 litros. Além disso, também foi introduzido no mercado, com sucesso um pano higienizante de mãos, e está a ser desenvolvido um desinfectante de superfícies.
“Abordámos esta nova área de aplicação com todos os meios e recursos disponíveis e fomos capazes de ajudar não só a nossa empresa, mas também muitas pessoas durante esta crise. Ficámos muito satisfeitos e encorajados para desenvolver uma nova área de negócio nesta base”, explica a Manfred Hoffmann. “Mas o interesse no cuidado do automóvel também aumentou acentuadamente nos últimos meses”, salienta a Manfred Hoffmann. “Os clientes ainda acham importante manter o valor do seu carro, e estamos obviamente muito satisfeitos – afinal de contas, é o nosso principal negócio”.
Esta história de sucesso segue na perfeição a história da empresa, que repetidamente provou que os tempos de crise também trazem oportunidades para o desenvolvimento de uma empresa. A história da marca Sonax remonta ao início do século passado: em 1903, o bisavô do actual proprietário da empresa, Manfred Hoffmann, começou a extrair sílica de Neuburg, um mineral muito fino, único no mundo, que era utilizado em muitos polimentos por fabricantes de produtos de cuidado doméstico. Após a segunda guerra mundial, a empresa acrescentou uma mais-valia na produção de produtos de cuidado doméstico: a 11 de Maio de 1949, no meio da agitação do pós-guerra na Alemanha, duas marcas foram registadas e patenteadas: a marca “SONA” principalmente destinada à utilização de verniz de prata para o lar; e a marca “Sonax” que foi criada para produtos de cuidado automóvel com a adição de um “X” como sinónimo de “cera”. Foi assim que a empresa trilhou o seu caminho na indústria de cuidado automóvel.
Em meados dos anos 80, a empresa com sede em Neuburg começou a desenvolver a Sonax, com o seu actual logotipo com letras vermelhas grandes, como a marca “guarda-chuva” premium para automóveis. A gama de produtos foi constantemente expandida e a inesquecível imagem da marca, publicidade e actividades de patrocínio ajudaram a ganhar uma notoriedade cada vez maior. Graças a parcerias bem-sucedidas no desporto automóvel, tais como com Hans-Joachim Stuck, Michael Schumacher, Ayrton Senna e Heinz-Harald Frentzen, a marca fez o seu nome, tanto na Alemanha como no estrangeiro. A reunificação alemã foi outro impulso para o desenvolvimento da empresa com as vendas a duplicarem num curto espaço de tempo após 1989. Actualmente, a marca está presente em mais de 100 países em todo o mundo. A quota de exportação cresceu mais de 43 por cento. Os produtos Sonax estão representados em toda a Europa e em todos os continentes.
A Sonax está envolvida nos desportos motorizados há décadas, o que tem sido crucial para ajudar a moldar a imagem global da marca. Também tem dado aos produtos com o seu logotipo vermelho uma atracção única. Ayrton Senna, Hans-Joachim Stuck, Michael Schumacher, Heinz-Harald Frentzen e Jacques Villeneuve – estes grandes nomes dos desportos motorizados ampliaram a linha de chegada com o logotipo da Sonax nos seus carros ou fatos de corrida. Depois de permitir que equipas líderes no DTM (Deutsche Tourenwagen Master), tais como a “Audi Sport Team ABT Sportsline”, e como “Fornecedor Oficial” a equipa de Fórmula 1 “Infiniti Red Bull Racing” ou a “Divisão Hoonigan” com o ícone de drift Ken Block a brilhar, a empresa apoia agora numerosas equipas internacionais nos percursos de corrida mais difíceis do mundo. Em Outubro de 2019, a Sonax agitou a bandeira de partida para uma nova e electrizante cooperação nos desportos motorizados internacionais: como parceiro da equipa “Audi Sport ABT Schaeffler” na “ABB FIA Formula E”.
O último capítulo da história de sucesso da empresa está a ser acompanhado por grandes actividades em expansão. Em 2008, a empresa mudou-se para o seu novo e espaçoso edifício de administração, com salas de formação de última geração, e que que se tornou numa peça de exposição da empresa na Münchener Strasse. Com a construção de um novo centro de tecnológico em 2012, o percurso foi definido para reforçar actividades de investigação e desenvolvimento. O investimento nos dois dígitos de milhões, permitiu expandir, significativamente as capacidades de produção e logística na sede em Neuburg. As novas instalações foram adjudicadas em 2014.
A empresa há muito estabelecida com sede em Neuburg está agora a dar um passo ainda maior. Actualmente, está a investir num segundo local de produção e logística na vizinha Oberhausen. Com este objectivo a Sonax adquiriu um terreno de cerca de 14 hectares e com mais 14 hectares como área de compensação ecológica. A cerimónia de lançamento do projecto de 25 milhões de euros teve lugar a 22 de Junho de 2020. Um pavilhão logístico de 22.500 metros quadrados entrará em funcionamento dentro de dois anos. A construção de um novo pavilhão de produção com um volume de investimento adicional de 15 milhões de euros está previsto para 2025.
A Sonax está assim a satisfazer as exigências globais, a par de um elevado nível de compromisso com a sua localização, como explica o proprietário e director executivo da Manfred Hoffmann: “Em Neuburg estamos em casa: a cidade onde nascemos. A Sonax faz parte dela”. É por isso que os bávaros estão conscientemente a fazer uma declaração no seu caminho de expansão rumo à sustentabilidade. “Foi para nós uma preocupação central sustentar o nosso desenvolvimento económico com uma expansão que é também compatível com o nosso ambiente, ligada à poupança de energia e que é benéfica para a diversidade de espécies. Estamos a ligar o nosso futuro comercial com o futuro ecológico da região”, diz Hoffmann.