De âmbito marcadamente regional, a Soóleos é uma empresa particular, que apresenta num mesmo espaço uma casa de peças e uma oficina de automóveis. A comemorar 25 anos, a Soóleos está preparada para alargar horizontes.
TEXTO PAULO HOMEM
A história da Soóleos remonta, como o nome indica, ao negócio dos lubrificantes. Porém, a empresa evoluiu também para as peças e depois para o negócio oficinal (a oficina chegou-se a chamar-se Sr. Rápido), propondo aos clientes um serviço talvez demasiado inovador para a época, mas que hoje faz todo o sentido e que os diversos tipos de clientes já aceitam.
Os últimos 8 anos têm sido de grande investimento, ao nível da formação, da informação e da informatização, mas também foi feito um “enorme esforço para que esteja tudo legal, a todos os níveis, o que para uma empresa como a nossa que está sediada em Mangualde, nem sempre é fácil, pois é exigido um enorme esforço financeiro” refere Filipe Monteiro, gerente da empresa.
Atualmente com uma equipa profissional estável e fixa, em que todos partilham a informação entre todos, a Soóleos recorre a modernas ferramentas (para a gestão da empresa e do negócio oficinal e de peças) e a políticas comerciais transparentes para os seus clientes, onde o serviço é valorizado, mantendo preços muito concorrenciais. “Compete-nos a nós explicar ao cliente tudo o que fazemos e a forma como trabalhamos, para que exista sempre transparência naquilo que fazemos”, explica o mesmo responsável, dizendo que “temos todas as ferramentas tecnológicas para o fazer, mas também uma muita experiência acumulada, que agora passamos para o cliente”.
A empresa apostou ainda numa renovação da sua imagem, que está associada também à sua presença nas redes sociais e na internet, que visa também o alargamento da sua base de clientes oficinais a outras regiões limítrofes de Mangualde (por exemplo, Viseu), isto já depois de ter dinamizado protocolos com entidades locais chegando assim a mais potenciais clientes.
Muito recentemente, em fevereiro passado, a Soóleos fez 25 anos e comemorou-os com os seus clientes, aproveitando a ocasião para lhes agradecer, através de diversas iniciativas, seguindo o lema “Estamos de parabéns e você também”.
Afirmando que a Soóleos está preparada para todas as solicitações de mercado, Filipe Monteiro diz que na oficina vende-se mão-de-obra e serviço, e que “a reparação não precisa de ser uma dor de cabeça para o cliente, o problema é nosso e temos que o resolver. Pretendemos vendas transparentes e reparações claras com a devida informação e acompanhamento ao cliente, para continuar a manter a confiança dos clientes”.
Para o futuro outros projetos vão ser dinamizados, também ao nível da revenda de peças, olhando o responsável da Soóleos com muita confiança os próximos 25 anos da empresa.