Na CLEPA Aftermarker Conference, que teve lugar no passado dia 4 de março, Søren Kristensen, da TMD Friction, lembrou a importância de as oficinas se adaptarem a uma nova realidade, em que o cliente é cada vez mais profissional e não particular.
Søren Kristensen mostrou que, em toda a Europa, a tendência é a de a relação entre oficina e cliente passar de B2C para B2B, decorrente do facto de a maioria dos veículos passarem a ser, a curto prazo, veículos de frotas ou de serviços de partilha. Esta mudança implicará alterações na forma como as oficinas lidam com o negócio e com a relação com clientes. “A mobilidade está a polarizar-se, tornando-se uma realidade com menos veículos com maior uso e muitos veículos com baixa quilometragem anual”, afirmou Søren Kristensen. “O ambiente B2B vai exigir uma adaptação no serviço oficinal, será determinante a digitalização do controlo de processos para as reparações e manutenções dos veículos”, indicando as principais diferenças entre as duas realidades:
Na realidade B2C:
– Os veículos são todos iguais
– Os clientes são todos iguais
– O processo é a chave para o sucesso
– Esforço para processos padronizados
– Abordagem regional
Na realidade B2B:
– Cada veículo é diferente
– Cada cliente é diferente
– A flexibilidade é a chave para o sucesso
– Esforço para individualidade
– Abordagem local