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Sparkes & Sparkes reforça especialização em caixas manuais na Motortec

9 Fevereiro, 2017

Já começou a contagem decrescente para a próxima edição da Motortec Automechanika Madrid, que decorre na capital espanhola entre os dias 15 e 18 de março de 2017. A Revista PÓS-VENDA antecipa as novidades que as empresas portuguesas vão levar ao salão espanhol, deixando desde já o convite aos profissionais portugueses para visitarem a feira, da qual a Revista PÓS-VENDA é media partner.

A Sparkes & Sparkes, empresa de Santo Tirso, explica quais as novidades e as expectativas que leva a Madrid, nesta que é a sua terceira participação consecutiva no salão espanhol, onde se apresenta com um stand de 20 m2. Diamantino Costa explica que a empresa portuguesa aposta na Motortec para dar visibilidade aos seus produtos para reforçar o volume de negócios no mercado espanhol.

– Que importância tem a participação na Motortec para a empresa?
A participação na Motortec é de extrema importância para a Sparkes & Sparkes, porque é uma forma de darmos seguimento à internacionalização da empresa. De há uns anos a esta parte a Sparkes & Sparkes está a tentar expandir o seu negócio, nomeadamente em Espanha. Temos já algum volume de vendas nesse grande mercado, e é necessário dar visibilidade à nossa marca e aos nossos produtos. Nesse sentido é muito importante estar presente num certame como este. De recordar que somos distribuidores oficiais em Espanha (assim como em Portugal) da Antonio Masiero, produtor italiano de Carretos, veios, sincronizadores, luvas etc., para caixas de velocidades manuais.

– Vão lançar alguma novidade absoluta (produto ou serviço) durante a feira?
Não iremos lançar, nesta edição da Motortec, qualquer produto novo. O objetivo principal é dar visibilidade à marca Sparkes & Sparkes, enquanto empresa especializada em caixas de velocidades manuais, e enquanto fornecedores, confiáveis, quer de caixas de velocidades reconstruídas, quer de peças para a reconstrução ou reparação de caixas de velocidades.

– Estarão envolvidos em alguma das atividades paralelas (workshops, apresentações ao vivo, galeria de inovação, etc)?
Não teremos, de forma oficial, qualquer atividade paralela à feira.

– Quais os destaques principais que vão levar à Motortec?
Os nossos destaques serão os mesmos: As caixas de velocidades manuais reconstruídas, as caixas de transferências reconstruídas, as peças para as caixas de velocidades manuais, e os rolamentos para as referidas caixas. Só com estes 4 “tipos de produtos” já temos muitos milhares de referências e de artigos.

– Qual o peso do mercado espanhol para a vossa empresa? Estão a apostar numa presença mais forte neste mercado?
O mercado espanhol, como já disse anteriormente é um mercado muito importante para a Sparkes & Sparkes. Estamos muito bem conceituados em Portugal, e as coisas têm corrido bem, mas é preciso não “ficar deitado à sombra da bananeira” e expandir o negócio. Podíamos tentar crescer aumentando a nossa variedade de artigos, mas isso podia levar a que deixássemos de ser especialistas em caixas de velocidades manuais, e então optamos por internacionalizar a empresa. Espanha, sendo um mercado muito difícil, é, ao mesmo tempo, um mercado muito grande e com a vantagem de estar muito perto: conseguimos entregar os nossos produtos, em qualquer ponto de Espanha no dia seguinte à encomenda, o que é muito bom. Estamos ainda a dar os primeiros passos em Espanha, mas estamos a trabalhar para que esse mercado passe a representar a maior parte das nossas vendas.

– Da análise que faz, há espaço para as empresas portuguesas terem mais negócio em Espanha? Quais as principais dificuldades?
Não é nada fácil para uma empresa portuguesa fazer negócios em Espanha. Existe uma série de fatores que tornam esses negócios difíceis. Por um lado, os espanhóis são muito protetores em relação às suas empresas e aos seus produtos. Preferem quase sempre produtos espanhóis ou de empresas espanholas. Por outro lado, no que ao nosso ramo diz respeito, são também muito adeptos das sucatas. Procuram quase sempre primeiro encontrar o que precisam numa sucata (e estas estão muito bem organizadas). Por isso só é possível entrar num mercado como esse se tivermos, realmente, qualidade. É preciso vender produtos confiáveis, e aí eles começarão a perceber que mais vale comprar produtos de qualidade e resolver o assunto, do que tentar remediar e ter o mesmo problema em pouco tempo. Nós apostamos na qualidade para que uns clientes nos recomendem aos outros.

 

 

 

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