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Spies Hecker apoia os pintores na reparação de brancos nacarados tri-camada 

4 Julho, 2024

14% dos veículos pintados de branco em todo o mundo têm um tom de branco nacarado, que por vezes é complicado de trabalhar por parte dos pintores de automóveis. A Spies Hecker criou um processo eficaz para reparar este acabamento difícil.

Existem dois fatores importantes para assegurar a reparação eficaz de brancos nacarados: garantir que a cor de fundo é aplicada para cobrir completamente a superfície e definir o número de demãos de camada de efeito necessárias para igualar a cor e o efeito.

Tony Mitchell, International Training Leader for Axalta’s Refinish business in Europe, the Middle East and Africa, afirmou, “Acreditamos em proporcionar às oficinas produtos inovadores e um processo otimizado para que possam gerir negócios rentáveis. O nosso

foco na formação virtual dos processos contribui para que as oficinas aproveitem ao máximo os seus produtos de pintura e, em última instância, dá-lhes uma vantagem competitiva num mercado difícil.”

Isto só pode ser obtido realizando com precisão as amostras de cores antes de se iniciar a pintura do veículo. Além disso, é fundamental que os pintores se familiarizem com a técnica de aplicação e o processo de mistura antes de iniciarem a reparação de uma cor tri-camada. Por isso, a Spies Hecker deixa aqui três passos para se obter o resultado desejado-

Primeira etapa

Limpe o veículo para que possa realizar leituras de cor precisas próximo da área danificada com o espectrofotómetro mais avançado da Spies Hecker, o ColorDialog Phoenix. Estas leituras devem ser realizadas nas áreas que não estão danificadas, não têm riscos, não têm contaminação na superfície e o mais próximo possível dos danos. Depois de escolher uma área, limpe-a com o Permaloi Silicone Remover 7010 ou com um desengordurante aquoso tal como o Permahyd Silicone Remover 7080 para remover qualquer contaminação na superfície. Deve polir a área e limpá-la novamente com o Permahyd Silicone Remover 7080 antes de medir a cor. Em seguida, meça a cor como habitualmente e selecione a fórmula.

É preparada uma quantidade adequada da fórmula de cor e são criadas chapas de verificação de cor antes de o automóvel ir para a cabina de pintura.

Tony Mitchell declarou, “Uma recomendação de boas práticas da Spies Hecker é colocar as chapas de verificação de cor sobre uma peça grande e sem uso e não na extremidade de uma régua de mistura. Isto garante que o método de aplicação é idêntico ao que será utilizado no veículo. Aplicar a cor de fundo com endurecedor até opacidade completa e, em seguida, aplicar um número diferente de demãos de branco nacarado em cada chapa para criar a melhor correspondência com o acabamento original.”

Compare as chapas de cor com o veículo onde foi realizada a medição da cor em boas condições de luz diurna e decida a que utilizará. Em seguida, prepare e mascare o veículo, como habitualmente.

É essencial que utilize a tonalidade correta do produto de fundo para a reparação. Isto reduz o número de demãos necessárias de cor de fundo, ajuda a cobrir e minimiza o risco de possíveis defeitos. Os pintores devem consultar as fichas técnicas para obterem informações sobre a mistura e configuração da pistola de configuração.

“Se um pintor pegar na pistola de aplicação e utilizar qualquer tonalidade do produto de fundo que esteja na pistola, pode causar possíveis defeitos tais como absorção, perda de brilho, problemas de aderência e secagem deficiente. Tudo está relacionado com a aplicação excessiva da cor de fundo para cobrir a tonalidade incorreta do produto de fundo. A utilização da tonalidade correta do produto de fundo é benéfica para a oficina, para o cliente e para o ambiente,” afirmou Fernando Soares, Axalta Portugal Product Leader.

Mover o veículo para a cabina de aplicação para começar o processo e faça um desengorduramento final. Em seguida, aplicar o Permahyd Hi-TEC 1050/1051 Blend-in Additive na área de disfarce da reparação, mas deixe espaço para disfarçar a camada de efeito na etapa seguinte. Logo após esta etapa, aplicar imediatamente a Permahyd Hi-TEC Base Coat 480, a nossa base bicamada aquosa inovadora, que garante uma integração sem problemas entre as duas camadas. Manter esta área o mais pequena possível para reduzir a pulverização seca. Para facilitar isto, utilizar a pistola de aplicação a uma pressão ligeiramente inferior.

Tony Mitchell declarou, “É importante adicionar endurecedor ao Permahyd Hi-TEC 1050/1051 Blend-in Additive e a Permahyd Hi-TEC Base Coat 480 nesta primeira etapa, uma vez que proporciona uma melhor molhagem da camada de efeito, uma aplicação mais fácil e um acabamento final superior com uma dureza melhorada.”

O processo de aplicação é seguido de uma evaporação e um curto tempo de secagem. Os pintores devem consultar a ficha técnica para saberem o tempo de secagem correto à temperatura recomendada.

Segunda etapa

O pintor deve verificar a superfície para se certificar de que está lisa e pronta para a camada nacarada. Se surgir qualquer problema nesta etapa, deve aplicar cuidadosamente uma base bicamada com endurecedor.

À semelhança da cor de fundo, repetir o processo de aplicação do Permahyd Hi-TEC 1050/1051 Blend-in Additive e da Permahyd Hi-TEC Base Coat 480.

Fernando Soares declarou, “Na segunda etapa, os pintores devem disfarçar numa área mais ampla.” Depois de aplicar o aditivo de disfarces e enquanto estiver húmido, aplicar imediatamente a cor perolada. Pulverize primeiro na área mais ampla e, em seguida, regresse ao interior, utilizando o mesmo número de demãos, que são aplicadas molhado sobre molhado, como aquando da chapa de verificação de cor correspondente. É possível que a superfície possa ainda estar ligeiramente quente, e neste caso, deve considerar ajustes mais lentos para ajudar a aplicação da camada de efeito. Se necessário, pode acrescentar entre 5% e 10% de água desmineralizada na camada de efeito para facilitar a aplicação.

Se surgir qualquer problema no final desta etapa, lave a camada de efeito com um desengordurante aquoso tal como o Permahyd Silicone Remover 7080. Como a camada base está seca e com endurecedor, não será afetada e a segunda etapa poderá ser repetida.

O tempo de evaporação varia de acordo com o método utilizado. Com um sistema de ventilação de cabina, defina a temperatura entre 35 oC e 40 oC para cerca de 10 minutos. Para outros métodos, os pintores devem consultar a ficha técnica.

Terceira etapa

A terceira e última etapa é mais simples. Os pintores aplicam o Permasolid HS Clear Coat, deixam que evapore e seque de acordo com a ficha técnica do produto.

A Spies Hecker sabe que a reparação de brancos nacarados tri-camada pode ser difícil, mas em última instância, o que conta é o resultado. O Permahyd Hi-TEC 1050 Blend-in Additive e a Permahyd Hi-TEC Base Coat 480 oferecem exatamente o que os pintores precisam para estes tipos de reparações: um processo com uma aplicação familiar, uma aparência final uniforme e consistente e uma excelente fiabilidade.

Vídeo da Spies Hecker sobre a reparação de três etapas de brancos nacarados aqui.

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