A suspensão da atividade de comércio de automóveis, por decisão do Governo, por via da pandemia de Coronavírus, levou os stand´s de automóveis (novos e usados) a fecharem as suas operações. Porém, as vendas através de outros meios, nomeadamente a internet, mantêm-se ativas.
Apesar do alarme causado no mercado por este medida, que leva a que as vendas físicas de automóveis tenham praticamente parado em Portugal, a verdade é que através dos meios digitais ou outros, as vendas podem ser realizadas… mesmo que o comprador não veja fisicamente o carro antes de o mesmo lhe ser entregue em casa!!!
Já existem relatos de diversos operadores que efetuaram vendas exclusivamente pelos meios digitais durante o período de Estado de Emergência, embora a sua expressão seja naturalmente residual.
Muitos dos operadores que estão nas vendas (de veículos novos e usados) e que têm também a área de pós-venda (oficinas) associada, estão agora a investir grande parte dos seus esforços precisamente nesta área, e mesmo com redução de efetivos continuam a laborar.