A Stellantis anunciou hoje, durante uma conferência de imprensa, as suas ambições de promover a economia circular, através de uma unidade de negócios dedicada, por forma a impulsionar a nova era de produção e consumo sustentáveis, com forte impacto no seu negócio de peças aftermarket.
A nova Unidade de Negócios de Economia Circular tem como objetivo conseguir mais de 2 mil milhões de euros em receitas até 2030 e conduzir o plano de descarbonização da empresa de atingir as zero emissões líquidas de carbono até 2038.
Como uma das sete novas unidades de negócios anunciadas no plano estratégico Dare Forward 2030, a Unidade de Negócio de Economia Circular está a expandir a sua rigorosa abordagem de 360 graus baseada na estratégia dos 4R – Reman, Repair, Reuse e Recycle – para ir ao encontro das responsabilidades éticas da Empresa para o futuro e para trazer valor financeiro para a Stellantis.
Os principais objetivos da Unidade de Negócios de Economia Circular são prolongar a vida dos veículos e dos componentes, assegurando que duram o maior tempo possível, e devolver materiais e veículos em fim de vida ao circuito de produção para criar novos veículos e produtos. Esta metodologia complementa os princípios do “Design para uma Economia Circular”, os quais são fundamentais, por exemplo, para o novo Citroën ‘oli’ [all-ë], um veículo familiar multiatividades conceptual que recorre a materiais ultraleves e reciclados, processos de produção sustentáveis, com preço acessível e elevada durabilidade para uma vida útil mais longa e reciclabilidade responsável em fim de vida.
Estratégia dos 4R da Economia Circular:
A Stellantis desenvolveu um abrangente negócio de 360 graus baseado na estratégia dos 4R: Reman, Repair, Reuse e Recycle. É um ecossistema integrado vital para preservar e proteger os recursos do planeta.
• Reman (Reconstruir) – Peças usadas, desgastadas ou defeituosas são inteiramente desmanteladas, limpas e novamente manufaturadas segundo as especificações OEM. Estão disponíveis quase 12.000 peças que cobrem 40 linhas de produto, incluindo baterias de veículos elétricos.
• Repair (Reparar) – Peças desgastadas são reparadas e reinstaladas em veículos dos clientes. Em 21 locais espalhados por todo o mundo, centros de reparação trabalham em baterias de veículos elétricos.
• Reuse (Reutilizar) – Cerca de 4,5 milhões de peças multimarca em inventário, ainda em boas condições, são recuperadas de veículos em fim de vida e vendidas em 155 países por meio da plataforma de e-commerce B-Parts.
• Recycle (Reciclar) – Resíduos de produção e veículos em fim de vida voltam ao processo de produção. Em apenas seis meses, a unidade de negócios recolheu 1 milhão de peças recicladas.
Apresentação do SUSTAINera
Com a expansão das atividades de economia circular, a unidade de negócios está também a lançar a nova etiqueta SUSTAINera para peças e acessórios, indicando uma poupança de até 80% em materiais e 50% em energia em comparação com as peças novas equivalentes. Os valores são determinados por meio da realização de uma análise do ciclo de vida do recordista de vendas correspondente em cada família de produto segundo uma metodologia aprovada pela Sphera, uma empresa independente.
“A etiqueta SUSTAINera representa o nosso compromisso de fornecer aos clientes produtos e serviços sustentáveis, transparentes e acessíveis para todas as marcas de veículos sem comprometer a qualidade, enquanto preservamos o ambiente graças à diminuição de desperdício e à menor utilização dos recursos do nosso planeta”, indicou Alison Jones. Escolhida entre centenas de propostas de colaboradores da Stellantis, a etiqueta SUSTAINera personifica também o valor nuclear da Empresa de construir um futuro melhor por meio de um negócio responsável, introduzindo uma nova era de sustentabilidade.