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Stellantis apresenta gama de 12 furgões eletrificados

25 Outubro, 2023

A Stellantis apresentou ontem uma gama de 12 veículos de furgões comerciais compactos, médios e grandes, renovados e eletrificados das marcas Citroën, FIAT Professional, Opel, Peugeot e Vauxhall.

Os novos veículos são parte da ofensiva estratégica Pro One da Unidade de Negócios de Veículos Comerciais da Stellantis. A Stellantis e as suas marcas estão a tirar partido de uma gama completa de tecnologias avançadas de propulsão eletrificada, segurança, ADAS (ajudas à condução) e conectividade para proporcionar um ambiente sem preocupações aos condutores, garantindo um parceiro de negócios fiável aos proprietários comerciais.

A Stellantis é hoje líder incontestável na propulsão de zero emissões em veículos comerciais na Europa, oferecendo opções BEV e com células de combustível. A gama renovada de veículos comerciais traz consigo uma segunda geração de tecnologias de zero emissões, incluindo sistemas de baterias EV da Stellantis, que proporcionam maior autonomia sem comprometer a capacidade.

A segunda geração de propulsão BEV proporciona, aos novos furgões compactos, a melhor autonomia da sua classe, até aos 330 quilómetros. Nos novos furgões BEV de dimensão média, os conjuntos de baterias oferecem 50 ou 75 quilowatts-hora (kWh) de energia e até 350 km de autonomia. No segmento dos grandes furgões, uma bateria de 110 kWh oferece a melhor autonomia EV da sua classe, até 420 km. Além disso, o carregamento rápido a 150 kW permite que a capacidade da bateria do furgão grande passe de 0 a 80% em menos de uma hora.

Os avanços introduzidos também aumentam a liderança da Stellantis no domínio da propulsão a células de combustível de hidrogénio com emissões zero. Uma segunda geração deste tipo de propulsão nos furgões médios, a lançar em meados de 2024, adota um sistema de potência média exclusivo Stellantis, proporcionando um recorde de autonomia no segmento, até aos 400 km. A propulsão através de células de combustível a hidrogénio estender-se-á aos furgões grandes em 2024, com a arquitetura de média potência, uma autonomia máxima de 500 km e um tempo de recarregamento de cinco minutos.

Outras tecnologias adicionais incluem:
• Sistema de travagem regenerativa, ativado através de patilhas no volante, tendo em conta o peso do veículo e o perfil da estrada para maximizar a recuperação de energia.
• Uma bomba de calor nos furgões compactos BEV para otimizar a utilização de energia em condições de frio e de inverno, maximizando a autonomia do veículo.

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