A Stellantis anunciou que está a negociar uma participação na Symbio, empresa de referência na mobilidade zero emissões com base no hidrogénio.
Esta participação tem como objetivo de tornar a Stellantis um ator significativo juntamente com os atuais acionistas da Symbio, Faurecia e Michelin.
A Stellantis é pioneira e precursora na mobilidade a hidrogénio, tendo lançado furgões de tamanho médio no final de 2021 com esta tecnologia. A Empresa persegue uma ambição forte como parte do plano estratégico Dare Forward 2030, que inclui a expansão da sua oferta a hidrogénio aos grandes furgões já em 2024 na Europa e em 2025 nos E.U.A. ao mesmo tempo que continua a explorar oportunidades para camiões pesados.
Em outubro de 2022, a Symbio anunciou o seu projeto HyMotive para acelerar a sua industrialização e inovação revolucionária, o que aumentará a sua capacidade total de produção em França para 100.000 sistemas por ano até 2028, gerando ao mesmo tempo 1.000 empregos adicionais. Com esta transação, a Symbio consegue expandir o seu desenvolvimento, capitalizando a liderança da Stellantis nos mercados automóvel europeu e americano.
O fecho da transação está previsto para o primeiro semestre de 2023 e está sujeito às condições habituais, incluindo as aprovações regulamentares.