A Stellantis anunciou a finalização de testes com eFuels em 28 famílias de motores.
Esta ação tem como objetivo ajudar a acelerar o potencial de redução de emissões de carbono dos 28 milhões motores de combustão interna (ICE) da Stellantis, construídos desde 2014 (Euro 6) na Europa, enquanto mantém o compromisso de vender unicamente automóveis de passageiros BEV na região até ao final da década.
Como parte das ferramentas disponíveis para reduzir as emissões de carbono e lutar contra as alterações climáticas, o eFuel é um combustível sintético de substituição direta, fabricado a partir de CO2 atmosférico capturado e energia renovável.
A ampla adoção de eFuels ofereceria aos clientes com veículos do tipo ICE em circulação uma opção fácil e acessível para descarbonizar os seus veículos, sem a necessidade da sua substituição, atualizar o sistema de combustível do motor ou aguardar uma nova rede de infraestruturas.
A Stellantis está a testar e a validar 28 famílias de motores construídas entre 2014 e 2029, em ambas as variantes a gasolina e diesel. O abrangente protocolo de validação inclui testes de emissões de escape, capacidade de arranque, potência do motor, resistência à fiabilidade, diluição de óleo, depósito de combustível, condutas de combustível e filtros, entre outros. A utilização de eFuels num volume máximo de 28 milhões de veículos Stellantis tem um potencial de reduzir até 400 milhões de toneladas de emissões de CO2 na Europa de 2025 a 2050.
A produção de eFuels representa uma oportunidade para reinventar a soberania energética, redefinindo o mapa de fornecimento de energia com base na disponibilidade de cinturas eólicas e solares, em contraponto aos atuais locais de extração de combustíveis fósseis.
A Stellantis está a investir mais de 30 mil milhões de euros até 2025 em eletrificação e software para fornecer veículos elétricos a bateria (BEV) que vão ao encontro da procura dos clientes. A empresa está também a estudar soluções complementares para continuar os esforços de redução de emissões de CO2, de modo a cumprir o seu compromisso de oferecer soluções de mobilidade limpas, seguras e acessíveis à sociedade em geral.
O plano estratégico de longo prazo “Dare Forward 2030” da empresa assenta numa redução drástica para metade das emissões de CO2, até 2030, face às métricas de 2021, e alcançar uma neutralidade carbónica líquida até 2038, com uma compensação percentual de um dígito das restantes emissões.
Entre as principais metas do plano “Dare Forward 2030” inclui-se, também um objetivo de 100% de vendas de automóveis de passageiros na Europa e de 50% de vendas de automóveis de passageiros e camiões ligeiros nos EUA, sejam BEV até ao final da década; a ambição de duplicar a Receita Líquida até 2030 (vs 2021) e de manter margens de Lucro Operacional Ajustado de dois dígitos ao longo da década; e o objetivo de fazer da Stellantis o número um em satisfação dos clientes para produtos e serviços em todos os mercados, até 2030.