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Stockpeças: Facilitar a digitalização das peças usadas

De modo a facilitar a inserção de anúncios de peças nas plataformas do OLX Group, nomeadamente no StandVirtual, a empresa desenvolveu uma ferramenta, que se designa por Stockpeças.

Com o objetivo de simplificar o processo de inserção de anúncios de peças usadas no Standvirtual, nomeadamente para grandes volumes de peças (tipicamente mais associado ao profissional dos centros de desmantelamento automóvel), o OLX Group lançou no mercado a ferramenta Stockpeças.

O Stockpeças mais não é do que uma plataforma online, onde qualquer profissional das peças, pode inserir de uma forma fácil e rápida, as peças que pretende vender através do Standvirtual e também do OLX.

Atualmente, o OLX Group consegue ter um controlo muito maior em tudo o que seja Standvirtual (plataforma vertical) e não tanto no OLX (plataforma horizontal). Mais de 80% da procura que existe por peças usadas está precisamente na plataforma OLX, mas o que se pretende é que a oferta mais estruturada de peças comece a ter mais presença na plataforma vertical, isto é, no Standvirtual. Até ao momento, o OLX Group, através de uma harmonização de preços, permitiu que clientes que fossem crescendo em stock de peças fosse feita a passagem para o Standvirtual (permitindo-lhe ligar as API´s de modo a terem uma vida mais facilitada na venda das peças).

Contudo, o Stockpeças marca um “antes e depois” no negócio de peças auto usadas, já que pretende por um lado combater alguma infoexclusão latente no mercado, mas sobretudo dar reposta a um problema anda maior que é a digitalização do stock de peças em grandes quantidades.

“Com esta plataforma o OLX não quer apenas que os clientes digitalizem as peças, dando-lhes uma foto e um preço, mas sim facilitar-lhes a vida para que os clientes consigam gerir anúncios em grande quantidade”, explica Pedro Soares, Head of Sales Motors do OLX Group, acrescentando que “vamos provavelmente absorver a informação de preços num sítio onde poderemos, no futuro, vir a sugerir preços, até porque muitos dos clientes não sabem que preço devem colocar nas peças”.

Sendo o preço um problema para muitos clientes, por exemplo, a questão da fotografia poderá resolver-se mais facilmente com o Stockpeças de modo a acelerar o processo de venda, já que “nós conseguimos com esta plataforma que uma fotografia seja colocada em múltiplos anúncios”.

Com a descontinuação da categoria de “carros para peças” no OLX (que gerava muitos leads mas que gerava também concorrência desleal para quem colocava anúncios peça a peça), o Stockpeças permite agora aos operadores acelerar o processo de venda possibilitando “a gestão dos anúncios em volume, que era algo que não tínhamos nas nossas plataformas, e que torna tudo efetivamente muito mais rápido”, explica Pedro Soares.

No Stockpeças do OLX permite que o cliente depois de tirar fotos ao stock, possa “picar” cada uma dessas fotos e incluir as mesmas nos anúncios, sem que tenha que percorrer cada um dos anúncios. Para além da foto, a descrição da peça e a colocação do preço, passa a ser feito de uma forma muito mais célere com o Stockpeças. Neste momento o Stockpeças está disponível para todos os clientes que não entram na plataforma do Standvirtual / OLX via API, mas a empresa está a trabalhar para enquadrar este processo no meio entre a API e o Standvirtual.

Sabendo o Standvirtual quais são os anúncios que geram mais liquidez nas suas plataformas, pretende a empresa também, com o Stockpeças, informar os clientes como melhorar os anúncios, o tipo de anúncios que deve colocar, qual o melhor preço para a peça. “O futuro do Standvirtual passa exatamente por aqui, pois o nosso objetivo é conseguirmos acelerar o processo de venda das peças com base em dados reais. Sabemos que isto ainda vai levar o seu tempo, mas estamos a trabalhar nisso”, revela Pedro Soares. Sendo uma ferramenta de back-office, que vai permitir aos clientes catalogar melhor as peças e editar melhor e mais rapidamente os anúncios das peças que estarão disponíveis no Standvirtual e no OLX, Pedro Soares deixa claro que o Stockpeças “não serve para substituir qualquer ferramenta que já exista no mercado de catalogação de peças, mas sim colocar-se como uma ferramenta intermédia que permite otimizar o conteúdo online dos nossos clientes e permite que tenham melhores resultados na venda das peças”.

COMO FUNCIONA O STOCKPEÇAS

Para colocar as peças na plataforma Stockpeças existe basicamente duas formas. Ou através da exportação de um excel (seguindo um formulário próprio) ficando as peças disponíveis para aparecerem de pronto do Standvirtual / OLX, ou através de uma ferramenta do Stockpeças que é o desmantelador, em que no decorrer do processo de desmantelamento de um carro, as peças vão ficando disponíveis para venda Standvirtual / OLX.

Com esta ferramenta o cliente pode pesquisar e segmentar (por categoria e sub-categoria) todas as peças que estão na plataforma (estejam ou não ativas), como pesquisar por veículo desmantelado, por data de desmantelando, estado da peça na plataforma (ativa, inativa, importado e rejeitado), etc. Pode-se editar informação peça a peça ou a um conjunto de peças (de forma massiva), como colocar fotos de uma forma rápida para um conjunto de peças, sem que seja necessário gravar uma a uma.

Muitas outras informações poderão seradicionadas de forma simples para que a informação sobre a peça seja o mais correta possível, como exemplo, colocar o VIN do automóvel, a cor da peça, ano do carro, etc. No stockpeças pode-se pré-visualizar o anúncio, antes de estar definitivamente no online, dando assim a ideia do que o comprador irá ver.

Nesta plataforma, apenas como informação para o desmantelador, pode-se colocar o valor de aquisição do veículo que se vai desmantelar, de modo a que o gestor possa ter uma visão do potencial ganho em cada carro através da venda das peças do mesmo.

O Stockpeças está “linkado” ao Standvirtual onde os anúncios saíram de forma automática, sendo que os mesmos são depois exportados diretamente no OLX, onde neste momento se encontra a forte procura de peças usadas.

PEÇAS VERDES: SIM OU NÃO?

O tema das peças verdes entrou definitivamente, em 2024, no setor de pós-venda automóvel. São conhecidas no mercado as iniciativas que estão ser dinamizadas por algumas entidades, no sentido de credibilizar ainda mais as peças usadas e a incentivar a reutilização e promover ainda mais a economia circular. Neste sentido, Pedro Soares, Head of Sales Motors do OLX Group, diz que “o conceito do OLX é promover a economia circular. É um conceito que conhecemos bem, por exemplo, através da reutilização das peças usadas que ajudamos a vender via Standvirtual e OLX, e que estamos continuamente a promover. Olhar-se agora para as peças usadas como peças verdes parece-me muito bem, até porque neste momento as peças usadas deixaram de ser um “patinho feio”, com as marcas de automóveis e também as seguradoras a olharem cada vez mais para esta realidade”.

CAMINHO PARA A DIGITALIZAÇÃO

O Stockpeças é uma ferramenta que permite simplificar o processo de digitalização de peças usadas. “Começamos com esta ferramenta nos clientes que não estão digitalizados e tentamos
trazê-los para o mundo digital. Pegámos depois nos clientes que não têm sistema de desmantelamento e demos-lhe uma oportunidade de gestão de conteúdo um pouco mais eficaz, assertiva e que provavelmente lhes vai trazer uma maior rentabilidade.

O passo seguinte será ir ao resto do mercado, que é, de facto, como é que nós conseguimos integrar esta ferramenta no processo dos centros de abate atuais, de forma a conseguirem também eles elevar a sua rentabilidade”, explica Pedro Soares, Head of Sales Motors do OLX Group. No entender do responsável do OLX, o Stockpeças poderá também fazer com que muitas empresas que fazem o desmantelamento automóvel, mas que ainda não fazem o reaproveitamento das peças o possam começar a fazer. “Percebemos que existe, por parte também destas empresas, uma clara atenção para o potencial do negócio das peças usadas. São empresas que nunca fizeram o reaproveitamento das peças, mas que podem agora, com uma ferramenta como o Stockpeças começar a fazê-lo”. Trata-se de uma ferramenta modular, que está em permanente desenvolvimento, pelo que novas funcionalidades estão constantemente a surgir.

Promoção

Apesar de já ter marcado presença na Expomecânica no passado, o OLX Group
vai ter este ano na edição deste evento, em novembro próximo, uma presença
ainda com mais conteúdo.

O objetivo é promover o Stockpeças dentro de um ambiente muito profissional ligado precisamente ao setor das peças, mostrando a forma como os profissionais poderão utilizar esta plataforma e a sua simplicidade. Paralelamente, em termos de promoção, o OLX vai continuar a promover a digitalização do negócio de peças através de um roadshow, nos quais junta um reduzido conjunto de clientes (centros de abate essencialmente). Logicamente que a apresentação da plataforma Stockpeças é um dos assuntos destes roadshows que o OLX irá continuar a dinamizar para os profissionais do setor.

Tratando-se de uma ferramenta muito recente, neste momento (finais do mês de julho de 2024), por via dos utilizadores ativos do Stockpeças, estão online mais de 26.000 peças usadas no Standvirtual / OLX, num universo de 1,2 milhões de peças que estão presentes nestas mesmas plataformas. “O feedback a esta ferramenta tem sido muito positivo e estamos em permanente evolução da mesma, por via das sugestões que os próprios utilizadores nos fazem. Os pontos fortes do Stockpeças são a sua modularidade e a capacidade rápida que a temos para a desenvolver, mas temos ainda um caminho importante para percorrer”, conclui Pedro Soares.

Artigo publicado na REVISTA PÓS-VENDA 108, de setembro de 2024. Consulte aqui a edição.

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