Ver todas

Back

Stratio desenvolve nova forma de fazer manutenção

8 Maio, 2017
1135 Visualizações

A Stratio desenvolveu um conceito de manutenção, sobretudo para frotas, com o qual diz que se podem evitar muitos custos de manutenção / reparação.

A empresa de Coimbra Stratio Automotive tem trabalhado nos últimos 12 meses para oferecer a solução ideal para optimizar a manutenção dos veículos de uma frota, executando vários testes piloto com excelentes resultados. Este novo produto da Stratio encontra-se disponível comercialmente, com mais de 10.000 unidades em produção para alimentar o pipeline de vendas globais da empresa.

O conceito é bastante simples. A Stratio criou um equipamento plug-and-play compatível com todos os veículos, independentemente da idade, marca ou modelo. O equipamento recolhe dados em tempo real de todos os sensores do veículo, aplicando Inteligência artificial para identificar padrões que podem levar a falhas e avarias. Envia notificações quando deteta potenciais problemas e oferece soluções em tempo real, tais como: tempo de inatividade esperado, estimativas de custos e guias passo a passo sobre como executar as reparações. No processo, também são sugeridas otimizações mecânicas, gerando uma maior eficiência ao nível do consumo de cada veículo e, consequentemente, redução nas emissões de CO2.

Após a fase de ensaios – com mais de 200 veículos – os resultados são evidentes: uma redução média de 12% em custos de manutenção e de 8% em combustível, tendo assim, um impacto direto sobre a fiabilidade, desempenho e vida útil dos veículos.

Segundo Ricardo Margalho, CEO da Stratio, “Assim que uma frota adota o conceito de manutenção preditiva da Stratio, não há como voltar atrás”.

O trabalho da Stratio surge como a evolução natural na indústria automóvel, transformando o processo de manutenção de frotas numa ciência exata, uma vez que as frotas ainda se regem pelas práticas de manutenção preventiva que são claramente ineficientes. A tecnologia tem vindo a ser reconhecida a nível europeu, nomeadamente pela Comissão Europeia e pela Agência Espacial Europeia, e a Stratio começará a entregar as suas primeiras encomendas em junho de 2017.

Sobre a Stratio Automotive

Com sede em Coimbra, Portugal, a Stratio Automotive está a mudar a indústria da manutenção automóvel, tornando previsível o imprevisível. Tornando as frotas mais fiáveis, a Stratio cria o próxima passo após a manutenção preventiva, aplicando Inteligência Artificial para monitorizar continuamente a saúde mecânica das frotas, proporcionando previsibilidade, redução dos custos de manutenção e aumento de eficiência.

PALAVRAS-CHAVE