Ver todas

Back

Sumitomo Rubber Industries desenvolve borracha para pneus mais sustentáveis

29 Julho, 2022
256 Visualizações

A Sumitomo Rubber Industries, empresa detentora da Falken, está a desenvolver um processo para desenvolver novas versões de borracha, para maior sustentabilidade e que também contribuem para o desempenho geral dos pneus.

A este respeito, os investigadores identificaram uma parte de uma borracha sintética natural que desempenha um papel importante na gestão do comprimento da cadeia de polímeros de borracha natural. As síntases são enzimas “activas” que são responsáveis, entre outras coisas, pela produção de um composto a partir de elementos ou substâncias complicadas formadas a partir de compostos com uma estrutura simples.

É aqui que entram as enzimas do tomate: ambas as enzimas (as da borracha natural e as do tomate) têm estruturas semelhantes e pertencem ao mesmo grupo enzimático. Com este conhecimento, os investigadores conseguiram identificar um segmento das cadeias de polímeros de borracha natural que influencia o comprimento da cadeia. Esta recombinação da enzima do tomate com o mesmo segmento de borracha natural resulta numa biomolécula que tem propriedades superiores às da borracha natural que os engenheiros podem explorar para optimizar ainda mais os pneus.

Para além dos engenheiros da Sumitomo Rubber Industries Ltd, a investigação envolveu Seiji Takahashi, professor associado da Universidade de Tohoku, Satoshi Yamashita, professor associado da Universidade de Kanazawa, e Yuzuru Tozawa, professor da Universidade de Saitama. Os resultados da investigação foram recentemente anunciados numa conferência realizada na feira DKT IRC 2021*1 em Nuremberga, no final de Junho.

PALAVRAS-CHAVE