Ver todas

Back

Tacógrafo DTCO 4.1 da Continental já está homologado

4 Julho, 2023

A Continental anunciou que o tacógrafo inteligente DTCO 4.1 já está homologado, no seguimento da obrigatoriedade de todos os os veículos pesados recém-registados na UE estejam equipados com um tacógrafo inteligente de segunda geração.

Esta versão do tacógrafo inteligente, resultado das especificações do pacote de mobilidade da UE, introduz funções novas e parcialmente modificadas e fornece dados fiáveis para uma interpretação e controlo mais eficientes no transporte internacional de mercadorias.

“Estamos muito satisfeitos com o facto de a segunda versão do nosso tacógrafo inteligente ter recebido todas as certificações de segurança e aprovações necessárias a tempo do lançamento no mercado”, afirma Dirk Gandras, que lidera o desenvolvimento de tacógrafos no segmento de Soluções para Veículos Comerciais Ligados. “Nada nos impede de entregar a segunda geração do tacógrafo inteligente antes da data de lançamento planeada para todos os veículos recém-registados a partir de 21 de agosto de 2023.

Melhores condições de trabalho, igualdade em termos de concorrência e mais segurança nas estradas são os objectivos do pacote da mobilidade, cujos regulamentos têm sido sucessivamente aplicados. O pacote da mobilidade não altera apenas os períodos de repouso, mas regula sobretudo as obrigações relacionadas com a cabotagem e o destacamento de condutores. A nova segunda geração do tacógrafo inteligente permitirá agora monitorizar e fazer cumprir estes regulamentos. É a primeira vez, nos 100 anos de história do tacógrafo, que a legislação atribui funções de controlo adicionais ao tacógrafo que vão muito além do registo dos tempos de trabalho e de repouso.

De acordo com o regulamento, todos os veículos recentemente registados com mais de 3,5 toneladas devem estar equipados com tacógrafos inteligentes de segunda geração a partir de 21 de agosto de 2023. Os veículos existentes que efectuam transportes internacionais terão de ser equipados em duas fases, no final de 2024 e em agosto de 2025, respetivamente. A novidade é que os veículos com um peso total de 2,5 e 3,5 toneladas que atravessam as fronteiras terão de dispor de um tacógrafo a partir de julho de 2026. A Continental recomenda que a mudança seja efectuada durante os controlos regulares do tacógrafo ou planeada com antecedência, o que reduzirá o tempo de paragem dos veículos nas oficinas e garantirá a disponibilidade dos produtos necessários.

PALAVRAS-CHAVE