Ver todas

Back

Tacógrafo inteligente VDO DTCO 4.0 já está homologado

13 Fevereiro, 2019
1636 Visualizações

A Continental foi a primeira empresa do setor automóvel a receber a homologação do seu tacógrafo inteligente VDO DTCO 4.0 e do sensor de velocidade KITAS 4.0, o que acontece uns meses antes da entrada em vigor do novo regulamento sobre tacógrafos.

A partir de agora, os fabricantes de veículos pesados podem instalar este novo dispositivo, o que significa que os concessionários, frotas e oficinas receberão brevemente veículos equipados com esta nova tecnologia: “Estamos muito orgulhosos de ter conseguido esta aprovação antes do final de 2018, o que permite que os nossos clientes tenham o tempo necessário para começar a trabalhar com esta tecnologia “, comenta o Dr. Scholten, diretor da área de Tacógrafos, Telemática e Serviços da Continental.

Mesmo aqueles veículos que chegam aos carroçadores antes do registo poderão já estar equipados com esta nova tecnologia. Recordamos que segundo a lei (UE) 165/2014 todos os veículos com mais de 3,5 toneladas matriculados após 15 de junho de 2019 devem estar equipados com um tacógrafo inteligente e sensor de KITAS da mesma tecnologia.

Várias opções para uma gestão eficiente das frotas

As empresas de transporte que tenham os seus veículos equipados com o DTCO 4.0, ou desejem atualizá-los para esta nova versão, podem beneficiar de várias vantagens. Não só pela ligação via satélite e transmissão de dados sem fios, que facilitará o trabalho de inspeções realizadas na estrada, mas também porque este tacógrafo se torna uma fonte de transmissão segura de dados em processos telemáticos.

Num futuro próximo, outras aplicações serão possíveis graças à transmissão de dados ITS do tacógrafo para outros sistemas, como por exemplo, a existência de apps que orientam o motorista até a estação de serviço mais próxima ou que simplesmente ajudam os motoristas a planear as suas rotas. “Estamos convencidos de que muitos dos serviços programados para facilitar a vida de motoristas e frotas utilizarão os dados seguros e autenticados do novo DTCO 4.0”, acrescenta o Dr. Lutz Scholten.

Paralelamente a esta nova tecnologia, já existem atualizações para as ferramentas de descarga e arquivo dos dados do condutor e do tacógrafo, bem como as diferentes apps VDO; tal é o caso da plataforma TIS Web que possibilitará o perfeito funcionamento de todo o sistema.

Para a rede de serviços oficiais da VDO, foram criados uma série de elementos de diagnóstico, software e serviços que fazem com que estes estejam perfeitamente equipados e treinados para a chegada desta tecnologia inteligente.

Refira-se, com conclusão, que todos os veículos novos matriculados a partir de 15 de Junho de 2019 devem estar equipados com um tacógrafo inteligente.

Refira-se que a Krautli representa em Portugal a VDO.

PALAVRAS-CHAVE