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TecAlliance e TMD Friction focam-se na qualidade dos dados

5 Outubro, 2021
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A TecAlliance associou-se à TMD Friction para garantir que dados otimizados de produto e de catálogo possam estar mundialmente disponíveis nos pontos de atendimento, auxiliando assim no êxito sustentável do negócio.

Como membro fundador e acionista da TecAlliance, a TMD Friction depende do know-how e do apoio das equipas desta por todo o mundo para conseguir uma gestão otimizada de dados.

Para ter sucesso no mercado pós-venda automóvel, os fabricantes de peças sobresselentes devem garantir que nos pontos de atendimento os clientes tenham acesso permanente a informações de produto atuais e corretas. Os clientes têm uma experiência de compra positiva quando, de forma fiável, conseguem rapidamente identificar o produto certo com base nos dados de catálogo disponíveis.

Enquanto vice-presidente da TMD Friction, Marco Loth é responsável pela gestão de categorias, assim como pela gestão global de dados, política de preços e inovação e desenvolvimento. Adicionalmente, como Commercial Director MEAAP, gere as vendas no Médio Oriente, em África e na região da Ásia-Pacífico. “A qualidade dos dados é uma garantia em todos os processos importantes para a TMD Friction. Por este motivo, é uma área decisiva e na qual temos investido significativamente nos últimos anos. A qualidade dos dados de catálogo é fundamental na nossa comunicação com os clientes,” explica Loth.

“É para nós importante tornar o processo tão fácil quanto possível para os nossos clientes. O utilizador deve conseguir introduzir os seus dados ou os do seu veículo, por exemplo, no catálogo ou na base de dados e identificar diretamente as suas peças. Desta forma, por um lado, queremos garantir que os clientes tenham ao seu dispor a seleção mais reduzida possível para que possam designar as peças de modo preciso. Por outro lado, queremos evitar que estes encomendem várias peças porque não estão seguros de qual é a correta. Depois, acabam por ter de devolver as peças não adequadas. Isto consome-lhes tempo e provoca-lhes, tal como a nós, custos desnecessários. Graças à alta qualidade dos dados, uma oficina pode sempre proporcionar a peça certa aos seus clientes e atribuí-la à respetiva reparação de forma rápida. Isto determina a perceção da qualidade da oficina,” diz Loth.

A internacionalização leva a novos desafios

Desde há muito que a internacionalização tem sido um dos tópicos mais importantes no mercado pós-venda automóvel: ao fim e ao cabo é o pré-requisito para o crescimento e o sucesso a longo prazo do negócio. De forma a manterem-se preparadas para o futuro, as empresas devem adaptar-se às dinâmicas dos diversos mercados e às necessidades específicas dos clientes internacionais e dos parceiros de vendas. A TMD Friction tem-se focado na criação de equipas de vendas, produção e armazéns regionais desde 2016. A complexidade crescente devido a diferentes padrões, condições de mercado e requisitos de clientes exigiu ajustes na gestão de dados na TMD Friction, entre outros aspetos.

“Costumávamos considerar os dados no contexto da Europa Central. Atualmente recolhemos dados de todo o mundo e isso significa novos desafios, naturalmente,” explica Loth. “Por exemplo, na China ou no Brasil, há diferentes veículos em circulação se compararmos com a Europa. Há condições diferentes, uma forma diferente de comunicar com o mercado. Nos últimos anos, todo o universo da informação se tornou para nós mais complexo e global. Atualmente as nossas equipas não se encontram apenas na Europa, estão espalhadas pelo mundo inteiro.”

Sucesso a nível mundial através da maior proximidade possível com o cliente

Para acompanhar os fabricantes e vendedores de peças na sua digitalização noutros territórios, a TecAlliance tem o objetivo de criar uma sucursal em todos os países com mais de 10 milhões de veículos registados. Os especialistas de dados locais garantem o apoio ideal e ajudam os clientes no desenvolvimento internacional dos negócios.

Por exemplo, na China o WeChat é a aplicação mais popular; além da função de chat, inclui o seu próprio navegador, sistema de pagamento online e inúmeras outras funções. Ali, um perfil WeChat é mais importante para as empresas do que um site próprio. De modo a cumprir os requisitos dos clientes, o escritório da TecAlliance em Xangai apresentou o TecAlliance WeChat Catalogue em 2017. Com base nisto, uma solução única de catálogo WeChat foi desenvolvida para a TMD Friction, para que os clientes consigam rápida e convenientemente identificar a peça sobresselente certa.

“Queríamos compreender exatamente as necessidades dos clientes chineses para o seu catálogo. Foi por isso que trabalhámos em conjunto com a TecAlliance China para desenvolver a apresentação do nosso catálogo WeChat. Visto que na China somos representados por uma equipa local (incluindo vários armazéns), somos capazes de cumprir os requisitos dos clientes de forma muito melhor,” explica Loth. Graças à orientação global da TecAlliance, os fabricantes e vendedores de peças nos mercados internacionais mais importantes podem encontrar um parceiro local de confiança. Podem trabalhar em conjunto para desenvolver a melhor solução possível para cada mercado.

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