Ver todas

Back

Tecnologia de gestão de frotas permite poupar até 2 milhões de euros por ano

29 Outubro, 2018

A iTrack é uma Startup, com sede em Coimbra, que desenvolveu uma solução de gestão de frotas, com aplicação nos pesados, que permita poupar até 2 milhões de euros num ano.

Chama-se Fleet Copilot e permite não só monitorizar como agir sobre o carro, limitando em tempo real, através de uma plataforma web, factores como a velocidade máxima ou as rotações máximas de um veículo. Esta tecnologia foi desenvolvida pela iTrack, startup de Coimbra que cria sistemas de monitorização, de actuação e de análise preditiva.

“Percebemos que, na maior parte das frotas, uma má utilização dos veículos pode levar a um desgaste e a custos desnecessários. nestes casos, não é eficiente um sistema de alertas, mas sim um sistema que actue sobre os veículos”, refere Filipa Brandão, Chief Marketing Officer da iTrack.

Este sistema permite aos gestores de frotas a redução dos consumos de combustível assim como a poupança do motor. A instalação é rápida e pode ser feita em qualquer veículo. “Numa frota urbana de 1000 veículos pesados, estimamos uma poupança de mais de 2 milhões de euros por ano”, reforça Filipa Brandão.

Para além de permitir esta gestão em tempo real, a recolha de dados feita pelo sistema permite prever problemas futuros ou potenciais falhas do veículo, tais como avarias na centralina ou de um turbo. Para além da vantagem da redução dos custos, este sistema vai ajudar a aumentar o tempo de vida das frotas, assim como ajudar à segurança dos condutores.

A iTrack é uma spin off da TIS. Nasceu em 2015 e para além do Fleet Copilot desenvolveu ainda o Patronus, para a monitorização do equipamento industrial, e o Air Copilot, para monitorização de aeronaves.

PALAVRAS-CHAVE