As pastilhas de travão nascem muito antes de chegarem à linha de produção. A tecnologia Jurid permite testar até ao mais ín mo pormenor o comportamento das pastilhas de travão e essa tecnologia está disponível para outros fabricantes de pastilhas de travão.
{ TEXTO CLÁUDIO DELICADO }
A Jurid é muito mais do que a marca premium de produtos de fricção eleita por alguns dos principais fabricantes de automóveis e profissionais do pós-venda em todo o mundo. Ao longo dos mais de 100 anos que leva no mercado, a marca da Federal Mogul Motorparts contribuiu de forma decisiva para a evolução das tecnologias de travagem e o estabelecimento de exigentes standards de desenvolvimento de produtos de equipamento original, que traz depois também benefícios para o pós venda. Mas a tecnologia da Jurid vai muito mais além, já que além dos seus próprios de senhos, está presente nos desenvolvimentos de outros fabricantes de pastilhas de travão.
A experiência acumulada permite à Jurid oferecer tecnologias que cumprem as exigências e homologações dos construtores de veículos, produtos mais duradouros, que melhoram a distância de travagem e a segurança dos condutores, com um desenvolvimento que respeita cada vez mais o ambiente. Prova disso são alguns dos produtos de travagem pioneiros introduzidos no mercado ao longo da história, como as pastilhas de travão sintetizadas (1955), as pastilhas de travão de disco (1963) ou as pastilhas de travão ecológicas (1998). Tudo isto é fruto do compromisso com a inovação e o constante investimento da FederalMogul Motorparts em pesquisa e desenvolvimento, do qual beneficiam também os principais fabricantes produtos de fricção de todo o mundo. A Jurid também desenha e comercializa os sistemas e dispositivos ne cessários para que os restantes fabricantes possam desenvolver e testar em laboratório os materiais de fricção segundo as exigências dos construtores. Tratamse de tecnologias imprescindíveis na hora de desenvolver um produto tão sensível em matéria de segurança e conforto, como uma pastilha de travão.
A marca da Federal-Mogul Motorparts
contribuiu de forma decisiva para
a evolução das tecnologias de travagem
NO LABORATÓRIO
Elementos-chave como os bancos dinamométricos Jurid Dynamometer, por exemplo, são imprescindíveis para medir a durabilidade ou o ruído de uma futura pastilha de travão em virtude de diferentes variáveis como o peso, a velocidade ou a ventilação. Do mesmo modo, a Jurid permite aos fabricantes de produtos de fricção cumprir com os níveis de tolerância de compressibilidade estabelecidos por cada construtor graças ao preciso Jurid Compressibility Test Bench, um instrumento de controlo de coercibilidade chave na hora de melhorar, ainda em laboratório, a sensação de segurança que o usuário terá ao pisar o pedal de travão. Outro dos aspetoschave a ter em conta na fase de desenvolvimento de materiais de fricção tem a ver com o conforto. Com o Jurid ARD (Acustical Ressonante Device), os restantes fabricantes podem conhecer o nível de vibração e ressonância das pastilhas de travão e modificá-las dimensionalmente, acrescentando chanfros, ranhuras ou, inclusive, modificando a sua massa total para evitar vibrações, ruídos e deterioração do produto durante o seu uso.
ENSAIOS DINÂMICOS
Por último, a tecnologia e equipamento desenvolvidos pela Jurid estão igualmente presentes na fase de ensaios dinâmicos sobre os próprios veículos, o que permite aos engenheiros obter as mesmas sensações que um usuário teria numa situação real. Tudo isto é possível graças ao sistema de aquisição de dados e medida para ensaios em veículos Jurid BMS (Brake Mesuring System), capaz de registar e analisar os distintos parâmetros e medidas aportadas pelos captores repartidos por todo o veículo como temperatura da pastilha, discos, líquido, ambiente, desaceleração longitudinal e transversal, pressão hidráulica dos eixos, etc. É, em definitivo, a ferramenta que aporta a informação necessária para saber se um determinado produto de fricção cumprirá com as homologações do construtor e pode começar a ser produzido em série, chegando depois ao mercado.
Mais informações sobre a marca em www.fmmotorparts.com/
_____________
Mais artigos da Revista PÓS-VENDA n.º3 aqui.