Ver todas

Back

Tesla vai apostar em camiões e autocarros

21 Julho, 2016

O CEO da Tesla anunciou que quer entrar no segmento dos camiões e autocarros, preparados para a condução autónoma, já no próximo ano. O objetivo é responder aos desafios da circulação nos centros urbanos.

Elon Musk, responsável máximo da Tesla, anunciou o seu “master plan” para os próximos anos e inclui camiões e autocarros urbanos (além de pick-ups), o que deverá acontecer já em 2017, mesmo sem adiantar muitos pormenores. Além disso, a integração da SolarCity na estrutura da Tesla terá um papel fundamental na estratégia global da empresa a curto-prazo, nomeadamente no desenvolvimento de painéis solares para armazenar energia para os veículos (e posteriormente para habitações).

Por outro lado, os ambiciosos objetivos de Musk para o futuro passam por entrar em segmentos em que outras empresas concorrentes já estão presentes e com visível avanço face à Tesla. Nomeadamente, os serviços de partilha de veículos e transporte, através de uma app móvel que poderá um dia permitir adicionar o carro a “uma frota partilhada” de veículos elétricos e autónomos, ideia que pode assumir a Tesla como concorrente de serviços, por exemplo, da Uber. A ideia, explica Elon Musk, é “fazer com os nossos automóveis gerem dinheiro enquanto não os estamos a utilizar, por estarmos no trabalho ou de férias”.

No que diz respeito aos pesados, uma das apostas serão mesmo os autocarros urbanos totalmente elétricos, com condução autónoma, para responder aos desafios dos grandes centros urbanos onde a circulação dos automóveis é cada vez mais restrita. Também nos camiões, em especial para serviço de entregas nos centros urbanos, é um segmento onde a marca americana que revolucionou o setor automóvel quer entrar.

Mais informações no Blog da Tesla, neste link.

 

PALAVRAS-CHAVE