Ver todas

Back

Texa inaugura nova fábrica de eletromobilidade

4 Outubro, 2023

A Texa anunciou o início de produção no seu novo centro de tecnologia em Monastier di Trevisom, dedicado à mobilidade do futuro, onde serão produzidos motores elétricos.

Fruto de um investimento – até à data – de mais de 20 milhões de euros, abrange uma área superior a 24 mil metros quadrados e dedica-se à produção de sofisticados sistemas inversores, unidades de controlo de veículos e motores para propulsão de veículos eléctricos. Um novo pólo fabril que irá enriquecer ainda mais o território e trazer benefícios também do ponto de vista do emprego: uma vez totalmente iniciado, empregará pelo menos 100 pessoas entre engenheiros, técnicos especializados e operadores de linha. Esta unidade industrial fará da TEXA uma das empresas líderes mundiais na área estratégica da propulsão elétrica, depois da já consolidada liderança nos equipamentos de garagem e telemática aplicada à gestão de frotas.

A TEXA decidiu investir nesta área já em 2018, quando iniciou suas primeiras atividades de pesquisa e desenvolvimento em motores elétricos de fluxo axial e nas unidades de transformação de corrente contínua em corrente alternada, os inversores, essenciais para gerenciar o torque e a potência entregue em um veículo elétrico. De acordo com o plano de expansão, mesmo ao lado da atual fábrica da e-Powertrain, será erguido em breve um novo edifício: deverá estender-se por três pisos e ter uma área total de 15 mil metros quadrados.

“Em 2018 – comentou Bruno Vianello, Presidente da TEXA – decidi investir significativamente em pesquisa e desenvolvimento para projetar e produzir na Itália componentes sofisticados para esta nova geração de veículos. Mais uma vez as nossas soluções agradaram o mercado, ao ponto de assinarmos dois acordos plurianuais, cobertos por segredo comercial, com importantes fabricantes automóveis globais. Estou extremamente orgulhoso de inaugurar esta nova unidade de produção, mas estou ainda mais orgulhoso de ter chegado a este ponto da minha carreira empreendedora preservando o conceito de “Made in Italy”, que é de primordial importância para mim”.

PALAVRAS-CHAVE