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Tiagorochauto: Novas ferramentas

3 Dezembro, 2018
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Na Tiagorochauto, uma das ferramentas mais poderosas é a… câmara de vídeo. Isso mesmo, uma ferramenta que permite incrementar, e de que maneira, a credibilidade dos serviços de mecânica que esta oficina realiza nos carros dos seus clientes e, com isso, ter uma faturação extra.

TEXTO PAULO HOMEM

São muitas as oficinas que tentam encontrar a fórmula do sucesso para garantir uma boa faturação ao mesmo tempo que tratam dos carros dos seus clientes de uma forma profissional. A diferenciação no serviço pode-se encontrar em diversas áreas de uma oficina, mas no caso da Tiagorochauto existe ainda uma outra forma de se diferenciar e que a tornou até pioneira no ramo, que são os vídeos dos carros dos clientes colocadas no canal do Youtube desta oficina.

Tiago Rocha começou a trabalhar como mecânico aos 17 anos, por gosto, embora sem nada perceber do assunto. Rapidamente comprovou que era mesmo isso que queria seguir para a sua vida profissional, passando “a ter como objetivo que me chamassem de mecânico”, começa por dizer.

Ao gosto juntou-se a ambição, pelo que aos 25 anos abriu a sua própria oficina (para apenas dois carros) e um ano depois cresceu para uma oficina maior, onde já podia assistir mais carros. “Foi logo nessa altura que comecei a trabalhar por marcação com os clientes, sistema que ainda hoje mantenho, tendo sido nessa altura também que me iniciei nos vídeos”, refere Tiago Rocha, dizendo que já nessa altura mostrava aos clientes o vídeo, através de uma televisão que tinha nas instalações, sobre o que tinha feito no carro dos seus clientes, para além de os começar a colocar online.

Ainda fez diversas remodelações nesta oficina, mas em 2014 mudou-se finalmente para as atuais instalações em Ermesinde, onde desenvolveu um conceito oficinal moderno, atual e responsável.

“Desde a primeira oficina que tive, que um dos objetivos sempre foi a limpeza e organização das instalações e da qual não abdicamos, sempre com áreas bem definidas e locais próprios para efetuar os serviços”, refere Tiago Rocha, olhando com enorme orgulho para a sua oficina. “Com limpeza e organização, tudo corre muito melhor no serviço que prestamos aos nossos clientes. Por outro lado, os clientes comem muito com os olhos e é por isso que entregamos sempre o carro limpo, mesmo dentro do compartimento do motor”. Para este jovem empresário e mecânico esses valores são regularmente passados a todos os seus funcionários em reuniões periódicas onde são abordadas diversas questões sobre o que correu bem e menos bem na oficina.

Também a formação técnica faz parte da rotina desta oficina, assim como a procura constante, nomeadamente através de diversas plataformas online, de novos conteúdos técnicos de modo a poder corresponder sempre a qualquer pedido do cliente em termos de reparação.

“Já não trabalhamos com carros muito antigos nem realizamos certos serviços fora da mecânica, pois apostamos muito na especialização em carros mais modernos, fruto do forte investimento feito em máquinas de diagnóstico”, refere Tiago Rocha. “Gostamos muito de trabalhar a mecânica o mais próximo do original possível”, assume. “Se o cliente quer modificar o seu automóvel, não estamos disponíveis para o fazer”.

Muito rigorosa é a gestão das peças (aqui não se trabalha com peças trazidas pelo cliente a não ser em algumas condições aceites por ele). A Tiagorochauto aposta em peças de qualidade equivalente (ou mesmo originais) que também equipem a origem.

Vídeos

Voltando novamente aos vídeos (que recomendamos ver no canal de Youtube desta oficina), Tiago Rocha acompanhou durante muito tempo (e ainda hoje acompanha) os vídeos de um mecânico brasileiro, com o qual partilha experiências ainda hoje.

“Foi isso que me incentivou a fazer vídeos das reparações dos carros dos meus clientes, até porque era o primeiro mecânico a gravar vídeos do dia-a-dia de uma oficina”, refere Tiago Rocha, que desenvolveu esta área, tal como a de mecânico, como autodidata.

“Assim que lancei o primeiro vídeo para o Youtube e para o Facebook recebi logo imensas mensagens de apoio”, conta o gerente da Tiagorochauto, dizendo que “foi logo o sucesso esse vídeo que me incentivou a continuar, além de que começaram logo a vir clientes por causa desse primeiro vídeo”.

O conceito dos vídeos que Tiago Rocha faz é o cliente poder ver o trabalho que foi feito no carro dele (antes, durante e depois), e a razão dos problemas que teve no carro. “O cliente gosta de ver o seu carro no vídeo e até fica chateado se não vir o seu carro no vídeo. Atualmente chegam aqui clientes de todo o lado, por causa dos vídeos, alguns só mesmo para conhecer a oficina”, revela Tiago Rocha, reconhecendo que “não me preocupa nada que nestes vídeos esteja a dar dicas a outras oficinas, pois o objetivo não é ensinar, mas apenas explicar a maneira como nós trabalhamos e resolvermos os problemas nos carros dos nossos clientes”.

O vídeo trouxe ainda novas oportunidades para a Tiagorochauto. “Nesses vídeos aparecem as marcas das ferramentas e produtos que nós utilizamos na oficina, o que levou muita gente a perguntar onde poderiam adquirir esses mesmos produtos”, conta Tiago Rocha, referindo que “essa foi a razão que me levou a apostar no site/loja online como forma de ter um canal de venda desses produtos”.

A verdade é que, segundo o gerente desta oficina, as vendas online, nomeadamente de aditivos de motor, têm sido significativas. “Os vídeos acabaram por potenciar muito esta área das vendas online”, conclui Tiago Rocha.

Tiagorochauto
Tiago Rocha
223 292 936
tiagorochauto@gmail.com
www.tiagorochauto.pt

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